Participação de docentes na avaliação institucional interna 2017.2 bate recorde

Imagem: Segundo o Prof. José Lassance, houve altos índices de participação dos docentes em todas as unidades acadêmicas (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Ceará divulgou dados relativos à participação de docentes e estudantes no processo de avaliação institucional interna em 2017.2.

Segundo o presidente da CPA, Prof. José Lassance de Castro Silva, houve altos índices de participação dos docentes em todas as unidades acadêmicas. Nenhuma unidade teve índice abaixo de 60% e somente duas, abaixo de 80%. "A média geral (84,67%) da participação dos docentes foi a mais elevada em toda a sua história", afirmou, parabenizando os colegas. Segundo os dados divulgados, a média anterior foi aproximadamente 50%.

Entre os destaques na participação docente estão os campi de Crateús, Russas e Quixadá, com 100%, e o Instituto Universidade Virtual, com 97,06%. Segundo o Prof. Lassance, foram enviadas mensagens diariamente aos docentes lembrando-os de sua participação no processo de avaliação.

Por outro lado, a média geral de participação dos discentes em 2017.2 (48,29%) foi quase a mesma da avaliação anterior (48,81%). "Constatei que um dos fatores da baixa participação dos estudantes nessa avaliação deve-se ao fato de os alunos não terem retorno dos relatórios contendo seus resultados e das ações baseadas nesses resultados, conforme entrevistas realizadas por mim com alunos no Campus do Pici, nos dias 28 e 29 de novembro deste ano", afirma o Prof. José Lassance.

Ele esclarece, porém, que a "CPA conseguiu agir de forma rápida, produzindo e divulgando um cartaz para desmistificar essa informação. Conseguimos fazer com que quase 2 mil alunos a mais participassem da avaliação, elevando, na última semana, de 40,06% para 48,29% o índice de participação dos alunos da UFC na avaliação institucional de 2017.2".

Em relação à participação discente, o destaque também ficou com os campi do Interior – Crateús (68,95%), Quixadá (66,09%), Russas (64,39%) e Sobral (61,2%) –, além da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (62,34%) e do Instituto de Educação Física e Esportes (60,22%).

Conforme o presidente da CPA, "vale ressaltar que somente no segundo semestre de cada ano é que acontece a avaliação institucional interna, em que são avaliadas as disciplinas, turmas e infraestrutura acadêmica. No primeiro semestre de cada ano é realizada a avaliação de turmas e docentes somente".

PRÓXIMOS PASSOS – Ainda segundo o Prof. Lassance, os próximos passos da comissão serão os seguintes: liberação dos dados da avaliação pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI); confecção e análise dos relatórios pela CPA; encaminhamentos para as Comissões Setoriais de Avaliação de cada unidade acadêmica, para que elaborem suas ações baseadas no resultado da avaliação; confecção do relatório anual para envio ao Ministério da Educação (MEC); e seminário da CPA, em março do ano que vem, para apresentar, discutir e viabilizar as ações oriundas dos resultados de 2017.2.

Fonte: Prof. José Lassance de Castro Silva, presidente da CPA/UFC – fone: 85 3366 9421