CCA homenageia Prof. Luiz Antonio Maciel com foto na galeria de ex-diretores

Imagem: Foto do Prof. Luiz Antonio agora integra a galeria de ex-diretores do CCA (Foto: Ribamar Neto/UFC)Em clima de saudade, belas lembranças e muita emoção, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará prestou homenagem póstuma ao Prof. Luiz Antonio Maciel de Paula, com aposição da foto dele na galeria dos ex-diretores da unidade. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (15) como ponto alto da confraternização de final de ano do CCA. Prof. Luiz Antonio faleceu aos 56 anos, no dia 31 de maio de 2016.

A vida dele como aluno, professor, pesquisador e gestor da UFC, além de pai, marido e amigo foi lembrada com admiração e carinho nas falas do reitor da UFC, Prof. Henry Campos; da diretora do CCA, Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, e da esposa, Marúsia de Paula. Ela foi à solenidade acompanhada da filha, Luíza de Paula.

Ao abrir a solenidade, a Profª Sônia destacou que Luiz Antonio foi um "profissional brilhante, sempre revelou capacidade de liderança, atuando com ponderação, lucidez e poder de aglutinação, e manteve-se firme e coerente na defesa dos ideais progressistas, que conduziram a sua vida desde quando era estudante".

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Ao resumir a trajetória do homenageado, contou que ele se formou como engenheiro-agrônomo e na graduação foi destacado líder estudantil, presidindo o Centro Acadêmico do curso e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC. Fez doutorado em Economia Agrícola na Universidade do Tennessee (EUA) e pós-doutorado na Universidade do Texas (EUA). Era professor titular da UFC e, além de diretor do CCA da Instituição, ocupou outros cargos na administração superior da Universidade. Foi chefe de gabinete dos ex-reitores Ícaro de Sousa Moreira e Jesualdo Farias, além de pró-reitor de Extensão e diretor do Campus de Sobral.

Imagem: O reitor Henry Campos ressaltou que poucas pessoas representaram e representam tão bem o amor e compromisso à Universidade como o Prof. Luiz Antonio (Foto: Ribamar Neto/UFC)AGREGADOR – Diante do que foi mencionado sobre a brilhante carreira do homenageado, o reitor Henry Campos ressaltou que poucas pessoas representaram e representam tão bem o amor e compromisso à Universidade como Luiz Antonio. O papel da maior importância desempenhado por ele na estruturação do projeto de expansão da Universidade para o interior do Estado também foi lembrado pelo reitor, bem como a personalidade agregadora de Luiz Antonio. Destacou ainda o reitor que ele "era uma pessoa que somava, dialogava bem, era uma ponte, fazia mediação com habilidade quando o diálogo se tornava difícil com estudantes, com sindicatos".

Para o Prof. Henry Campos, a homenagem prestada ao ex-diretor do CCA é mais que a aposição de uma foto na galeria, serve "para reforçar e renovar a imagem de Luiz Antonio em nossas mentes e corações".

Em nome da família, a esposa de Luiz Antonio agradeceu a homenagem e afirmou que o momento era ao mesmo tempo de alegria e pesar. "Alegria ao constatarmos o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo nosso querido e amado Luiz junto à Universidade e ao CCA, e de pesar por o mesmo não estar junto a nós, fisicamente, para manifestar com grande maestria e entusiasmo as suas palavras de agradecimento".

Imagem: A diretora do CCA, Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, discursa ao lado da esposa do Prof. Luiz Antonio, Marúsia de Paula (Foto: Ribamar Neto/UFC)Marúsia de Paula lembrou que, por ocasião da partida do esposo, a UFC publicou nota afirmando: "perde a Universidade Pública um grande defensor". Muito emocionada e emocionando todos os presentes, ela acrescentou: "E perdemos nós, família, um filho, um irmão, um tio, um genro, um marido e pai exemplar. Modelo de honestidade, ética, sensatez e tudo de bom que ele era. Mas acreditamos que ele foi chamado, tão prematuramente, para cumprir uma missão maior junto ao Pai Eterno".

PRESTÍGIO – Além da presença do reitor, a homenagem ao Prof. Luiz Antonio foi prestigiada também pelo vice-reitor, Prof. Custódio Almeida, pró-reitores, diretores de unidades, servidores docentes e técnico-administrativos, amigos e familiares. Foram destacadas as presenças de quatro ex-diretores do CCA que figuram na galeria: os professores Faustino Albuquerque, Clarisse Ferreira Gomes, Francisco Melo e Sebastião Medeiros Filho.

Fonte: Centro de Ciências Agrárias da UFC – fones: 85 3366 9731 e 3366 9732