Campus de Sobral realiza colação de grau da turma 2017.2 de Medicina

Imagem: Na cerimônia de colação de grau, o auditório do curso de Medicina de Sobral ficou lotado (Foto: Divulgação)A solenidade de colação de grau dos concludentes de Medicina do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral foi realizada na noite da última sexta-feira (15), no auditório daquele curso, no bairro Mucambinho. A turma de concludentes de 2017.2 foi formada por 17 graduandos. O reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, presidiu a cerimônia.

No discurso, o reitor mencionou a atual conjuntura nacional, em que a crise política e econômica tem prejudicado a sociedade e gerado mais desafios às universidades públicas, que não fogem ao compromisso com a educação gratuita e de qualidade. Explicou que, mesmo com as dificuldades, a UFC tem se destacado nos rankings. Ele citou o recente resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). "Nossa Universidade atinge, nos dias atuais, a condição de melhor instituição de ensino superior do Norte e Nordeste do País. Em todo o Brasil, ela se classifica como a 11ª melhor universidade federal".

Dirigindo-se, especialmente, aos concludentes, o reitor afirmou: "A partir de hoje a medicina é seu campo de trabalho, seu instrumento para ajudar a transformar a sociedade". Também médico, o Prof. Henry exortou os novos colegas: "Façamos nossa parte como profissionais da medicina, associando ciência e consciência na busca do bem-estar físico, mental e social das pessoas que estiverem sob nossos cuidados".

Em nome dos concludentes, falou José Renan Miranda Cavalcante Filho. Ele fez agradecimentos aos servidores docentes e técnico-administrativos, à faculdade e à Universidade como um todo, aos colegas. Diretamente à turma, Renan afirmou: "Fomos educados em um dos centros mais renomados de todo o País. Devemos nos orgulhar de nossa Faculdade de Medicina."

Imagem: Prof. Márcio Fragoso Vieira foi o orador em nome dos docentes (Foto: Divulgação)Como orador docente, o Prof. Márcio Fragoso Vieira afirmou para os formandos que os via como "jovens médicos com um futuro brilhante" e os alertou: "O sucesso e o reconhecimento não devem ser o objetivo final de vocês. Eles serão apenas uma consequência do seu trabalho". Para orientar os profissionais médicos na nova jornada, o Prof. Márcio listou algumas dicas. A primeira: "A medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza".

PRESENÇAS – A solenidade contou com a presença dos professores Simone da Silveira Sá Borges, pró-reitora adjunta de Graduação da UFC; Vicente de Paulo Teixeira Pinto, diretor do Campus da UFC em Sobral; João Guilherme Nogueira Matias, coordenador de Programas Acadêmicos e vice-diretor do Campus de Sobral; Francisco das Chagas Medeiros, vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFC; e Gerardo Cristino Filho, secretário de Saúde do Município de Sobral, além de servidores docentes e técnico-administrativos do Campus e familiares e amigos dos formandos.

A cerimônia de colação de grau dos formandos de outros cursos do Campus da UFC em Sobral será realizada no dia 22 de janeiro de 2018.

Fonte: Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3695 4604