Estudantes de jornalismo exibem documentário sobre o Cine São Luiz na sexta-feira (22)

Imagem: Cartaz do documentárioHistória, curiosidades e relatos sobre o cinema de rua mais famoso de Fortaleza, o Cine São Luiz, são tema do documentário O que eu vi da poltrona vermelha, que será exibido nesta sexta-feira (22), às 10h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro). O projeto compõe o trabalho de conclusão de curso dos formandos em Jornalismo Ana Luiza Soares e Paulo Cardoso.

Misturando elementos ficcionais e entrevistas, a narrativa é conduzida pela personagem Anastácia, nome similar ao da protagonista do primeiro filme exibido no local, em 1958. No documentário, Anastácia é uma jovem entusiasta do cinema que atua na reconstrução dos fatos contados por espectadores, críticos, cineastas e cinéfilos de Fortaleza sobre o São Luiz.

Ao todo, foram 10 meses de pesquisa e produção. O resultado foi a concepção do projeto transmídia Vida Longa São Luiz, que recria o universo do cinema da Praça do Ferreira. Além do documentário, o projeto contempla mais dois produtos: um álbum de figurinhas com 60 filmes e relatos de pessoas que já foram ao São Luiz, intitulado Caderno de Anastácia, e uma exposição de fotos e objetos sobre o local, denominada Depois de Severino, exposta neste mês no Cuca Mondubim (Rua Santa Marlúcia, s/n, Mondubim).

Fonte: Ana Luiza Soares, diretora do documentário – fone: 85 99773 5065