Reitor recebe equipe que venceu competição internacional de siderurgia

Imagem: Encontro aconteceu no gabinete do reitor (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor Henry Campos recebeu, na tarde desta quinta-feira (21), na Reitoria, a equipe da Universidade Federal do Ceará que venceu a etapa regional (que inclui todo o continente americano) do steelChallenge, uma das mais concorridas competições de siderurgia do mundo, organizada pela Steeluniversity ‒ iniciativa da Associação Mundial do Aço.

"Vocês estão de parabéns. A Universidade está muito orgulhosa de vocês e dos resultados que vocês alcançaram", disse o reitor, que se comprometeu a ajudar à equipe na articulação em prol de recursos para custear a viagem à cidade de Mumbai, na Índia, onde ocorrerá a etapa mundial, em abril de 2018.

Junto aos alunos, o diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Almir Holanda, explicou ao reitor como ocorre e o que representa a competição do aço, bem como o grande destaque que os representantes chineses têm nesses duelos. "Nos últimos anos, mostramos aos chineses e aos outros países que no Brasil e no Ceará também entendemos de aço", disse. Segundo o diretor, os resultados que os alunos de Engenharia Metalúrgica e de seu programa de pós-graduação têm obtido nos últimos anos não são por acaso, mas fruto de um trabalho contínuo de preparação envolvendo estudantes e professores.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Imagem: Encontro aconteceu no gabinete do reitor (Foto: Ribamar Neto/UFC)A equipe é formada por Jamil Nobre, concludente do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC; Jeová Melo, aluno do mesmo curso, e pelos engenheiros metalurgistas e mestrandos em Engenharia e Ciência de Materiais na UFC Diego Dias, Emerson Souza e Pablo Leão. Além deles, compõe a equipe Alberto Rocha, engenheiro de processos da Usina Gerdau Cearense e mestre em Engenharia e Ciência de Materiais pela UFC, que venceu a etapa regional na categoria industrial.

"Formamos uma equipe para nos tornarmos mais competitivos. Desde que o edital da competição saiu, em junho, temos estudado bastante, em grupo, para nos prepararmos", explica Jamil. Na etapa mundial, os alunos competirão com equipes da Eslovênia, Coreia do Sul e China.

Outro membro da equipe, Jeová Melo (vice-campeão mundial na última edição do steelChallenge), salienta o desejo de que seja mantido na Universidade o gosto dos estudantes da área por esse tipo de desafio, que rende bons frutos em termos de aprendizagem e experiências. "Nossos resultados e o dos que vieram antes de nós mostraram para os alunos que é possível, então, queremos que isso se perpetue e que mais alunos se destaquem", afirma.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331