Equipes do Campus de Quixadá são selecionadas em competição de inovação para telefonia móvel

Imagem: Um dos projetos selecionados foi o Progster, jogo inteligente que ensina lógica de programação (Foto: Divulgação/Campus da UFC em Quixadá)Foram selecionadas para a sexta edição do Campus Mobile, evento promovido pelo Instituto Net Claro Embratel, três equipes do Curso de Design Digital do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá. Os grupos são os únicos do Ceará entre os 51 selecionados.

O programa, que começou em 2012, tem o objetivo de identificar, estimular e contribuir com a formação de jovens talentos universitários para a atuação no desenvolvimento de conteúdos e novos serviços de telefonia móvel, além de colaborar para o desenvolvimento social no País.

Os projetos da UFC selecionados compõem a categoria Educação. Um deles é o Bilíngua ‒ Libras e Português, que propõe ensinar língua portuguesa, com foco na leitura e na modalidade escrita, e a língua brasileira de sinais para os surdos, através de um aplicativo para tablet.

Outro projeto contemplado é o Fala Aí – Identificador de Distúrbios Fonológicos, aplicativo que busca auxiliar professores na execução de atividades lúdicas focadas na linguagem e fala, alertando quando há necessidade de encaminhar a criança a um especialista em distúrbios do tipo.

Por fim, também foi selecionado o Progster: Aprendendo Lógica de Programação com um Tabuleiro Eletrônico, que consiste em um brinquedo inteligente que ensina lógica de programação, de forma lúdica, para crianças de 7 a 9 anos de idade. Os três grupos estão se preparando para as próximas etapas da competição: desenvolvimento dos projetos e finalização de protótipos. Ao final, além de receber premiação em dinheiro, os vencedores farão uma viagem à cidade de São Francisco e ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, com visita à Universidade de Stanford, que ocorrerá no mês de setembro de 2018.

Foram 575 projetos inscritos de todo o Brasil. Do total de projetos selecionados, são 17 da categoria Educação (totalizando 46 integrantes), 17 da categoria Facilidades (totalizando 39 integrantes) e 17 da categoria Jogos (totalizando 35 integrantes). Veja a lista completa de projetos selecionados.

O Campus Mobile é uma parceria entre o Instituto Net Claro Embratel e a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI/TEC), com o apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI/USP).

Fontes: Profª Ingrid Teixeira Monteiro – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Prof. João Vilnei – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., docentes do Campus de Quixadá