UFC tem três projetos de pesquisa com instituições alemãs aprovados pela Capes

Imagem: O Probral tem o objetivo de fomentar o intercâmbio científico entre grupos brasileiros e alemães (Imagem: Divulgação)A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quinta-feira (28) o resultado da seleção do Programa Brasil-Alemanha (Probral), que apoia e financia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a instituições de ensino e pesquisa. Das 30 iniciativas selecionadas em todo o País, três são de professores da Universidade Federal do Ceará.

Do Centro de Ciências, foi selecionado o projeto da Profª Nágila Ricardo (do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica) sobre biolubrificantes e derivados de glicerol ‒ composto orgânico com função álcool ‒ a partir de óleos vegetais e animais.

Do Centro de Tecnologia, o projeto contemplado é do Prof. André Lima Férrer (do Departamento de Engenharia de Teleinformática), que trata de processamento de sinais e informação referentes à tecnologia 5G (futura geração de telecomunicação móvel).

Da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), o projeto selecionado é do Prof. José Carlos Lázaro da Silva Filho (do Departamento de Administração), que compreende uma comparação entre Brasil e Alemanha em relação ao consumo sustentável.

O Probral concede bolsas a docentes e a estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado. O programa é resultado da parceria entre a Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Veja a lista completa dos projetos recém-aprovados no programa.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antonio Gomes, destaca que esse resultado segue a linha de intensificar a mobilidade acadêmica de pesquisadores e estudantes, constituindo-se, segundo ele, em "algo fundamental e estratégico para a internacionalização da UFC, o financiamento de projetos e a excelência de nossas pesquisas".

Fonte: Prof. Antonio Gomes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação ‒ fone: 85 3366 9943