- Terça, 07 Março 2017 14:39
Com o plantio de gameleiras, oitizeiros, paus-d'arco (ipês), angicos, dentre outras árvores nativas, a Divisão de Gestão Ambiental (DGA), vinculada à Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Ceará (UFC-Infra), lançou, na manhã desta terça-feira (7), o Projeto Participativo de Gestão das Árvores da UFC. Os estudantes que participaram da ação assumiram o compromisso de adotar a árvore que plantaram. A iniciativa, aberta à comunidade interna e externa, pretende até o fim deste ano plantar 800 mudas nos campi da Instituição na Capital e no Interior.
O lançamento ocorreu no canteiro em frente ao prédio do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A estudante Nesolanda José Rodrigues Neto, de Guiné-Bissau, participante do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), foi a primeira a plantar uma gameleira. Aluna do oitavo semestre do Curso de Geografia, ela elogiou o Projeto e disse que quando voltar para seu país repassará o compromisso de cuidar da planta para uma amiga.
Veja mais fotos do lançamento no Flickr da UFC
A ação continua ao longo da semana no Pici. Ainda nesta terça-feira a meta é o plantio de 50 mudas de espécies nativas em calçadas e canteiros do Centro de Ciências. O diretor da Divisão de Gestão Ambiental, Geovany Torres; o Prof. Lamartine Oliveira, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias; e o Prof. Cleber Amora, do Curso de Filosofia do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e ambientalista da Associação Parque das Iguanas, coordenam os trabalhos com apoio de servidores e terceirizados da UFC-Infra. Estudantes dos mais diversos cursos – Química, Agronomia, Geografia, Engenharia Química e Gastronomia, dentre outros – se inscreveram para esta primeira ação.
GESTÃO E FILOSOFIA AMBIENTAL – O Projeto Participativo de Gestão das Árvores da UFC vem reforçar as ações ambientais da DGA. Geovany Torres explica que com o Projeto, o acompanhamento de árvores da UFC, do plantio à poda, será feito de modo sistemático, de maneira formativa, participativa e com recursos tecnológicos. A intenção é fazer o geomapeamento das árvores da UFC com GPS e adoção das novas árvores por parte de integrantes da comunidade que se aliarem ao Projeto para acompanhar o estado de cada uma delas.
Ele acrescenta que a parte formativa se dará, por exemplo, com cursos sobre plantio, poda, jardinagem e cuidados com as espécies a serem ministrados pelo Prof. Lamartine Oliveira para servidores e terceirizados da UFC, além de cursos mais gerais de curta duração e palestras para os que se inscreverem no Projeto. A amplitude das ações é tanta que o professor e ambientalista Cleber Amora já anuncia a oferta da disciplina Estética da Natureza, no Curso de Filosofia.
Pelo que foi exposto pelos coordenadores no lançamento, além de compensar as ações de supressão natural das árvores antigas comprometidas por pragas e doenças e repor aquelas que precisaram ser retiradas em locais onde foram realizadas obras, o Projeto engloba a real gestão ambiental na Instituição.
Os alunos presentes na primeira ação mostraram entusiasmo. "Fiquei bastante interessada quando vi o evento divulgado no Facebook e chamei amigos e meu namorado", contou Mariana Ferreira, 20 anos, do sétimo semestre do Curso de Engenharia Química, que plantou e adotou um oitizeiro. "Não conhecia a fruta oiti", reconhece. Para o namorado dela, Sérgio Pereira, 22 anos, no nono semestre do mesmo curso, o projeto é "louvável" por "plantar espécies nativas, promovendo a biodiversidade". Além disso, ele diz que as novas árvores vão oferecer mais sombra, renovar o oxigênio, melhorando a qualidade do ar.
COMO PARTICIPAR – Os interessados devem acompanhar a página da Divisão de Gestão Ambiental no Facebook e, quando for anunciada a data das novas ações, entrar em contato pelo fone 85 3366 9045 para receber as orientações.
Fonte: Geovany Torres, diretor da Divisão de Gestão Ambiental – fone: 85 3366 9045