CJA recebe mostra artística de pacientes com transtornos psicopatológicos do HUWC

Imagem: O Projeto artES promove o cuidado mais humanizado e digno a pacientes com transtornos psicopatológicos por meio do incentivo à expressão artística (Foto: Divulgação)A Casa de José de Alencar (CJA), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, receberá, de 8 de janeiro a 8 de fevereiro, a primeira Exposição Todos Envolvidos na Livre artES (TELA), mostra artística de pacientes do projeto Artes em Esquizofrenia (artES), do Ambulatório de Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da UFC e filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A CJA fica na Av. Washington Soares, 6.055, em Messejana. A entrada é gratuita e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 15h.

A exposição também receberá trabalhos produzidos por crianças e adultos com deficiência mental do Abrigo Desembargador Olívio Câmara (Adoc). Ao todo, 100 obras serão expostas. O nome dado à mostra faz referência ao convite feito aos visitantes para que conheçam um pouco do mundo singular dos pacientes com transtornos psicopatológicos.

O projeto Artes em Esquizofrenia (artES) foi desenhado dentro do HUWC, no Ambulatório de Saúde Mental, sendo vinculado ao Programa de Apoio ao Paciente Psicótico (PROAPP), que presta atendimento a pacientes com esquizofrenia. O artES, criado no dia 5 de abril de 2017, tem a proposta de trabalhar a quebra de estigma e a multiplicidade do fazer arte como fonte de promoção de cuidado mais humanizado e digno aos pacientes com transtornos psicopatológicos (de severos a graves).

Além disso, visa à articulação dos dispositivos da Rede do Sistema Único de Saúde (Hospital, CAPS, entre outros) com o uso de artifícios para o acolhimento integral. O projeto atende semanalmente cerca de 30 usuários.

Imagem: Os pacientes criam arte com materiais diversos, como tintas, telas, pincéis e materiais recicláveis (Foto: Divulgação)De acordo com Laura Serafim, psicóloga e coordenadora do artES, "o foco era trabalhar apenas com os sujeitos diagnosticados com quadro de esquizofrenia. Entretanto, devido à nossa parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Geral (CAPS) da Regional IV, foram incluídos usuários que apresentam outros transtornos psicopatológicos".

Laura explica que o grupo trabalha com a arteterapia, técnica que valoriza as experiências individuais e coletivas de maneira lúdica, prazerosa e colaborativa.

"Para tanto, dispomos de materiais diversos, como tintas, telas, pincéis e materiais recicláveis. Somado a isso, ajudamos a facilitar atividades que envolvem teatro, música e poesia. Assim, tentamos diminuir fatores relacionados à ansiedade e ao estresse, por exemplo", avalia a psicóloga. O programa tem a supervisão geral do Prof. Fábio Gomes de Matos, psiquiatria do HUWC e docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

SOBRE A EBSERH – O Hospital Universitário Walter Cantídio é da Universidade Federal do Ceará e filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Mais informações sobre a primeira Exposição Todos Envolvidos na Livre artES (TELA) podem ser obtidas pelo telefone (85) 98640 9765 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Unidade de Comunicação Social HUWC/Ebserh  fone: 85 3366 8183 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.