UFC lança edital interno para seleção de projetos para internacionalização

Imagem: Bandeiras de paísesA Universidade Federal do Ceará lança nesta quarta-feira (24), às 10h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), seu primeiro edital interno para a seleção de projetos de pós-graduação voltados para internacionalização. O edital é uma promoção da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais.

Os projetos selecionados integrarão a proposta da UFC no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização – PrInt/Capes, de acordo com as normas do Edital nº 41/2017 da Capes. O PrInt/Capes prevê o investimento de R$ 300 milhões anuais durante o período 2018-2021.

O recurso será destinado a 40 projetos de internacionalização de instituições de ensino superior selecionadas. Essas instituições precisam ter pelo menos quatro programas de pós-graduação recomendados pela Capes na avaliação trienal de 2013 e na quadrienal de 2017, entre os quais deverá haver, no mínimo, dois com cursos de doutorado.

O edital interno tem como objetivos selecionar projetos que contribuam para consolidar a experiência internacional dos programas de pós-graduação no que diz respeito à pesquisa e à mobilidade acadêmica; articular institucionalmente ações de colaboração internacional; estimular estratégias inovadoras na pesquisa e na pós-graduação em temas multidisciplinares de relevo internacional. O número de projetos a ser selecionado no edital interno não está definido e dependerá das propostas apresentadas.

"Essa é uma excelente oportunidade para a UFC elaborar um projeto integrado e competitivo para consolidação da internacionalização da pesquisa e da pós-graduação, tendo-se em vista que o momento é muito oportuno", destaca o reitor Henry de Holanda Campos. "Os grandes avanços institucionais obtidos na pós-graduação e na graduação em 2017 alicerçam a proposta de internacionalização que está planejada e alinhada com o Plano Institucional de Internacionalização e o Plano de Desenvolvimento Institucional, aprovados recentemente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão", completa o reitor.

Fontes: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – fones: 85 3366 9942 e 3366 9943 / Prof. José Soares de Andrade Júnior, pró-reitor de Relações Internacionais – fones: 85 3366 7333 e 3366 7335