Internacionalização: lançado edital interno para seleção de projetos de pós-graduação

Imagem: A mesa para apresentação do edital foi composta pelo pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares de Andrade Júnior; pelo reitor Prof. Henry Campos; e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes de Souza Filho (Foto: Jr. Panela)O incentivo para os programas de pós-graduação exercitarem a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade, visando à maior participação da Universidade Federal do Ceará no cenário internacional, foi um dos pontos destacados pelo reitor, Prof. Henry Campos, no lançamento do Edital nº 01/2018 – Seleção de Projetos Temáticos para o Programa Institucional de Internacionalização Capes-PrInt. O documento foi lançado nessa quarta-feira (24), no auditório da Reitoria.

O edital, de natureza interna, é resultado de ação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da UFC para nortear a seleção de projetos de pós-graduação que vão integrar a proposta institucional da UFC a concorrer no Edital nº 41/2017 – Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-PrInt).

De acordo com o edital da Capes voltado para internacionalização, serão disponibilizados R$ 300 milhões anuais para financiamento, no período de 2018-2021, de 40 projetos de instituições de ensino superior selecionadas. Para 2018, a previsão é a execução de até R$ 150 milhões a partir de agosto.

CRONOGRAMA E TEMAS – Para uma plateia em sua maioria formada por pró-reitores da UFC, coordenadores de programas de pós-graduação, pesquisadores e professores, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes, fez a apresentação do edital interno. Ainda não está definido o número de projetos a serem selecionados nesse edital, pois isso vai depender das propostas apresentadas.

Ele esclareceu que os recursos não financiarão os projetos em si, mas itens como auxílio para missões no exterior, bolsas no exterior (doutorado sanduíche, professor visitante sênior, capacitação em cursos de curta duração – summer/winter schools), bolsas no País (professor visitante, jovem talento com experiência no exterior, pós-doutorado com experiência no exterior).

O pró-reitor apresentou o calendário do processo de seleção, que prevê, após o lançamento dessa quarta-feira (24), o seguinte cronograma:

26/1 – disponibilização do formulário para submissão de propostas;
26/1 a 28/2 – período de submissão das propostas;
9/3 – resultado preliminar;
11/3 – data-limite para recurso;
23/3 – resultado final.

Imagem: Plateia durante lançamento do editalO Prof. Antonio Gomes explicou que o edital definiu temas prioritários para elaboração dos projetos, mas outras temáticas podem ser sugeridas. Ele destacou a importância da proposta de integrar programas e grupos de pesquisa dentro de uma abordagem multi e transdisciplinar, o que será fundamental para pontuação no processo seletivo.

Entre os temas propostos no edital estão "Ciências de dados e aprendizagem de máquinas", compreendendo subtemas como inteligência artificial, design aplicado à visualização e comunicação de dados, telecomunicações como infraestrutura básica e outros; "Sistemas complexos”, envolvendo questões sobre cidades inteligentes, dinâmica de populações, mobilidade urbana, aplicações no sistema financeiro e outros; "Fenômenos em nanoescalas", abrangendo subtemas como novos materiais bidimensionais, aplicações biomédicas de nanomateriais, nanocosméticos e nanofármacos, para citar alguns. A relação completa dos temas pode ser conhecida no edital da UFC.

Para o reitor, Prof. Henry Campos, o forte apelo do edital à maior integração e colaboração entre os programas de pós-graduação é uma oportunidade especial de se exercitar uma nova maneira de fazer projetos de pesquisa, mais alinhada ao que ocorre em nível internacional.

Na visão do pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, Prof. José Soares de Andrade Júnior, como os projetos devem ter envolvimento dos programas de pós-graduação com notas 6 e 7 na avaliação quadrienal 2017 da Capes, a medida vai também incentivar a inclusão e elevação conceitual de programas com menor pontuação.

O Edital nº 01/2018 – Seleção de Projetos Temáticos para o Programa Institucional de Internacionalização Capes-PrInt está disponível tanto no site da PRPPG como no da Prointer.

Fontes: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – fones: 85 3366 9942 e 3366 9943 / Prof. José Soares de Andrade Júnior, pró-reitor de Relações Internacionais – fones: 85 3366 7333 e 3366 7335