Espetáculo "Viração", do Curso de Dança, estreia no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno

Imagem: Cena do espetáculo "Viração" (Foto: Tim Oliveira/Divulgação)Entra em cartaz nestas quinta (1º) e sexta-feira (2), às 19h, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210, Benfica), o espetáculo Viração, do Curso de Dança da Universidade Federal do Ceará. Com apresentações gratuitas, o trabalho discute a questão social e o imaginário popular sobre os povos indígenas, partindo da investigação de possibilidades coreográficas e dramatúrgicas afinadas com o universo ritual desses povos tradicionais.

Segundo os realizadores a escolha da temática deu-se em conexão com o atual momento de debates sobre resistência e visibilidade social dos povos originários. "Faz-se necessário o envolvimento das artes neste movimento, de forma séria, auxiliando numa reorganização simbólica do imaginário social acerca dos temas indígenas. Pretendemos, pois, que este trabalho possa ajudar a reforçar a visibilidade das questões indígenas por onde passarmos, acreditando nesse devir índio como ativador de novas sensibilidades e construções simbólicas sobre as questões que buscamos tratar", afirma o diretor do espetáculo, João Paulo Barros.

Integram o corpo de intérpretes os alunos do Curso de Dança Clarissa Costa, Dayana Ferreira, Érica Martins, João Paulo Barros e Júnior Meireles. O espetáculo tem duração de 50 minutos e a classificação indicativa é livre. O projeto é apoiado pelo Edital das Artes de Fortaleza 2016.

OUTRAS APRESENTAÇÕES – O espetáculo Viração poderá ser conferido ainda nos dias 16 de fevereiro, às 18h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), e nos dias 2 e 3 de março, no Espaço Cultural Viva Capoeira Viva (Rua José Avelino, 555, Centro). Mais informações no site do espetáculo.

Fonte: João Paulo Barros, diretor do espetáculo Viração – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.