Pós em Comunicação realiza o III Encontro Internacional de Imagem Contemporânea

Imagem: Pesquisadores do Brasil, França, Itália e Argentina participarão do III Encontro Internacional de Imagem Contemporânea (Foto: Divulgação/III EICC)Fortaleza receberá, de 26 de fevereiro a 1º de março, pesquisadores do Brasil, França, Itália e Argentina para o III Encontro Internacional de Imagem Contemporânea (III EIIC). No programa estão conferências, além de performances e mostras de artes visuais e cinema, em torno do tema “Imagem e liberdade”.

As atividades ocorrerão em diferentes espaços da cidade: Cine São Luiz, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Porto Iracema das Artes, Museu da Fotografia e Sem Título, um espaço autônomo de reflexão e experimentação em artes visuais.

O III EIIC é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do Instituto de Cultura e Arte (ICA), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com apoio de diversas entidades ligadas ao audiovisual no Ceará, da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado.

Para os realizadores, a proposta desta terceira edição do EIIC é, “partindo de novas perspectivas de compreensão e produção de imagens e de diversas linhas de pensamento, refletir sobre questões que visam diferentes apostas estéticas, éticas, de produções tecnológicas e políticas da imagem na contemporaneidade”.

Imagem: A identidade visual do III Encontro Internacional de Imagem Contemporânea foi inspirada em trabalhos do artista cearense Francisco de Almeida, homenageado do evento (Foto: Divulgação/III EIIC)HOMENAGEM – Com “trabalhos que refletem sobre o estado e o estatuto das imagens contemporâneas, com especial atenção às novas formas e práticas do cinema e da fotografia com as tecnologias digitais”, a programação será aberta no dia 26, às 19h, com exposição de trabalhos do artista cearense Francisco de Almeida, no espaço Sem Título Arte (Rua João Carvalho, 66, Aldeota). O artista é o homenageado do III EIIC, e a identidade visual do evento, desenvolvida por Tobias Gaede, publicitário e produtor cultural do ICA, foi elaborada tendo como referência a obra de Francisco.

INSCRIÇÕES – Foram encerradas as inscrições para as conferências, mas ainda é possível ficar em lista de espera. Apenas a palestra de encerramento, “À conquista de uma autonomia visual: marcos históricos e iniciativas fílmicas contemporâneas”, da Profª Nicole Brenez, docente de estudos cinematográficos na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e curadora de programas experimentais e de vanguarda na Cinemateca Francesa, segue com vagas. Será realizada no dia 1º de março, às 19h, no Cineteatro São Luiz. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Outras informações, como programação detalhada, endereço das atividades, currículo de palestrantes do III Encontro Internacional de Imagem Contemporânea, estão no site do evento.

Fonte: Janaína de Paula, assessora de imprensa do III Encontro Internacional de Imagem Contemporânea  – fone: 85 99921 9360