Eideia apresenta na Califórnia (EUA) experiência cearense de ensino

Imagem: Da esq. pra dir.: Tereza Lima, Serafim Ferraz, Manoel Andrade, Antônio Lobato e Fernando Leão (Foto: Manuela Pini)Troca de experiências. Essa foi a marca da visita que representantes da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia), da Universidade Federal do Ceará, fizeram, na última sexta-feira (16), à Christa McAuliffe School, escola localizada em Saratoga, no estado norte-americano da Califórnia. É que a instituição californiana é reconhecida pelo Programa Escolas Transformadoras, mesmo reconhecimento alcançado pela escola situada em Pentecoste-CE Alan Pinho Tabosa, instituição profissionalizante gerida por parceria entre a Eideia e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).

Desenvolvido em âmbito global pela Ashoka, o Programa Escolas Transformadoras compreende as instituições de ensino como espaço para formar sujeitos com senso de responsabilidade pelo mundo. A ideia é transformar crianças e jovens em cidadãos capazes de assumir um papel ativo diante das mudanças necessárias em diferentes realidades sociais.

Essas escolas devem trabalhar norteadas por valores e ferramentas como a empatia, o trabalho em equipe, a criatividade e o protagonismo.

O programa teve início nos Estados Unidos, em 2009, e de lá para cá espalhou-se por 34 países. No Brasil, a iniciativa foi lançada em setembro de 2015, em uma correalização com a Fundação Alana. Hoje, o programa conta com uma rede formada por mais de 280 escolas, 18 das quais são brasileiras.

Imagem: Representante da escola californiana apresenta instituição para professores brasileiros (Foto: Tereza Lima)“É muito importante visitar escolas que ousam inovar para se alinhar aos novos tempos e se tornar mais eficazes na aprendizagem”, avaliou o professor Manoel Andrade Neto, responsável pela Coordenadoria de Articulação entre Universidade e Educação Básica (Coart), uma das unidades da Eideia.

Além de Andrade Neto, também estiveram presentes na visita a professora Tereza Lima, diretora executiva da Eideia, e o professor Serafim Ferraz, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).

“Ainda que as escolas procurem atender às necessidades de suas comunidades e das diferentes faixas etárias dos alunos, algumas questões como projetos significativos, protagonismo dos alunos e inclusão das diferenças estão presentes em todas elas”, destacou a professora Tereza Lima.

Visitaram ainda a escola Antonio Lobato, coordenador de Infância e Juventude da Ashoka, e Fernando Leão, diretor pedagógico da Escola Vila Verde, em Alto Paraíso de Goiás, Brasil, que também faz parte do grupo de escolas transformadoras.

Os professores do Ceará foram recebidos pelo diretor da escola californiana, Rick Yee, e por Manuela Pini, mãe de um aluno da instituição. Os anfitriões apresentaram a experiência inovadora da Christa McAuliffe School, que trabalha com projetos que reúnem estudantes de diferentes origens, reforçando aspectos como diversidade cultural e envolvimento dos pais no processo de aprendizagem.

IMagem: Prof. Manoel Andrade apresenta experiência de escola cearense durante lançamento de livro nos EUA (Foto: Tereza Lima)LANÇAMENTO DE LIVRO – A visita dos representantes da Eideia à Christa McAuliffe School ocorreu dois dias antes do debate e lançamento do livro O ser e o agir transformador – para mudar a conversa sobre educação (disponível em PDF), realizados no último domingo (18), em Santa Clara, na Califórnia, durante a Conferência Internacional ABP 2018.

A publicação foi apresentada pelo professor Manoel Andrade e por Antonio Lobato e Fernando Leão. O livro reúne as experiências das primeiras 15 escolas reconhecidas no Brasil pelo programa Escolas Transformadoras.

A publicação traz pesquisas, entrevistas e conteúdos que retratam as experiências dessas escolas, contadas para disseminar os motivos pelos quais elas são consideradas transformadoras e o modo como trabalharam para se tornar referências em educação em suas comunidades e no país.

Fonte: Profª Tereza Lima, diretora da Eideia – fone 85 3366 9218