Central Analítica receberá propostas para medidas de microscopia eletrônica de transmissão

Equipamentos da Central Analítica da UFCA Central Analítica, laboratório multifuncional da Universidade Federal do Ceará, recebe, a partir da próxima segunda-feira (26), inscrições de projetos para medidas de microscopia eletrônica de transmissão (MET). Os ensaios serão realizados no equipamento instalado na Faculdade de Medicina.

A MET é um dos principais métodos de análise da matéria em escala manométrica, com aplicações nas áreas de ciências dos materiais e biológicas. Devido ao uso de elétrons na produção de imagens, a MET possui maior poder de resolução quando comparada com a microscopia óptica, sendo utilizada na análise microestrutural de nanomateriais e materiais biológicos.

Os projetos devem ser cadastrados no site da Central por meio do sistema SigPro. A ampliação do serviço é resultado da parceria firmada com o Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (Ibisab), coordenado pelo Prof. Aldo Lima, que permitiu o compartilhamento do equipamento. Até então, a Central disponibilizava apenas o serviço de microscopia eletrônica de varredura e óptica.

SAIBA MAIS – A Central Analítica é um laboratório que reúne diversos equipamentos altamente especializados, permitindo experimentos na área de microscopia óptica e eletrônica. Os equipamentos podem ser utilizados por pesquisadores de toda a Universidade.

A unidade funciona provisoriamente no Departamento de Física, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, mas a construção de suas instalações já foi aprovada com recursos do Programa de Infraestrutura (Proinfra), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O investimento será de R$ 2 milhões.

Os equipamentos têm sido adquiridos com recursos do programa Pró-Equipamentos, ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Proinfra-Finep; Sistema Nacional de Nanotecnologia (Sisnano), vinculado ao MCTIC; além da própria UFC.

Fonte: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, coordenador da Central Analítica e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 3366 9943