Agência UFC: entenda o que são as manchas marrons na praia do Futuro

Imagem: Manchas na Praia do Futuro (Foto: Divulgação/Labomar)Em determinadas épocas do ano, é comum avistar manchas marrons na orla da praia do Futuro, em Fortaleza. A origem delas foi investigada por pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará, que estudaram a praia durante um ano.

Apesar de assustarem banhistas, as manchas, na verdade, são causadas pela acumulação de algas chamadas diatomáceas, que chegam a atingir 2 milímetros de tamanho. Normalmente, elas estão no fundo do mar, mas, com a maré forte do período chuvoso, acabam sendo trazidas para cima. Outro fator é a grande presença de nutrientes que se dá com a chuva.

Os detalhes dessa pesquisa estão no site da Agência UFC de Notícias, portal de divulgação científica da UFC, que retornou às atividades nesta semana. Também há matérias sobre o tratamento do refluxo a partir da goma do cajueiro e sobre a restauração da Coleção Carcinológica do Labomar.

Acesse a Agência e acompanhe semanalmente novas notícias de pesquisa e extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331