Procurar no portal

Rosa Estopà Bagot, de Barcelona, abre hoje (12) semestre do mestrado em Ciência da Informação

Imagem: A palestrante convidada é a Profª Rosa Estopà Bagot, coordenadora acadêmica do Instituto Universitário de Linguística Aplicada da Universidade Pompeu Fabra (UPF), de Barcelona, na Espanha (Foto: Divulgação)O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC fará a abertura do semestre letivo 2018.1 do mestrado acadêmico em Ciência da Informação realizando a palestra "Los obstáculos de comprensión de las histórias clínicas del paciente: una mirada interdisciplinaria", com a Profª Rosa Estopà Bagot, coordenadora acadêmica do Instituto Universitário de Linguística Aplicada da Universidade Pompeu Fabra (UPF), de Barcelona, na Espanha.

Será no dia 12 de março, às 18h, no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2762, Benfica). A palestra é aberta ao público.

O programa vai promover também o curso La Construción de Vocabularios en Salud, também com a Profª Rosa, nos dias 13 e 14 de março, das 8h30min às 17h, no laboratório 2 do Curso de Letras noturno, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica). Para participar do curso, os interessados devem fazer inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ainda como parte da programação de abertura do semestre, no dia 14 de março, às 17h, haverá a palestra da Profª Maria Giovanna Guedes Farias, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação da UFC, com o tema  "A biblioteca universitária na Alemanha: compartilhando experiências”, também no Auditório Rachel de Queiroz.

SAIBA MAIS – A Profª Rosa Estopà Bagot, além de coordenadora acadêmica do Instituto Universitário de Linguística Aplicada da Universidade Pompeu Fabra (UPF), de Barcelona, na Espanha, é professora titular do Departamento de Tradução e Ciências da Linguagem da UPF. Colabora com a Universidade Aberta da Catalunha e com o Instituto Bonanova Parque da Saúde do Mar. Especialista em terminologia, neologia, léxico médico, lexicografia e logopedia, coordenou as edições anteriores do Máster online em Terminologia.

A professora é também membra do grupo de investigação Lèxic, Terminologia, Discurs Especialitzat i Enginyeria Lingüística (IULATERM) desde 1994 e do Observatório de Neologia desde 1992. Atualmente, coordena as redes de neologia em língua catalã NeoXoc e neologia em língua espanhola NeoRoc.

É coordenadora do projeto REERCAIXA2015-JUNTOS, Superando barreiras socioeducativas e favorecendo a alfabetização em saúde. É, ainda, membra do Conselho Científico do Diccionari enciclopèdic de medicina en català (DEMCAT) e da Comissão permanente do Dicionário clínico para a saúde.

A Profª Maria Giovanna Guedes Farias é doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, com período sanduíche na Università della Calabria, na Itália, fomentado pela Capes. Tem mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e graduação em Comunicação Social (habilitação em jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba.

Fez curso de especialização em Marketing e Novas Mídias, promovido pelo Umweltzentrum des Handwerkskammer Trier, na Alemanha. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação da UFC.

Lidera o Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação da UFC e integra o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento da Universidade Federal de Sergipe, tendo experiência nas áreas de mediação da informação, competência em informação, serviços de informação, assessoria de imprensa e redação de revistas e jornais. É editora do periódico científico Informação em Pauta.

Fonte: Profª Virgínia Bentes, do Departamento de Ciências da Informação – fone: 85 3366 7702

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300