Procurar no portal

Diversas atividades marcam o Dia Internacional da Mulher na UFC

Imagem: O Centro de Tecnologia preparou uma programação diversificada para o Dia Internacional da Mulher (Imagem: Divulgação)Mesa-redonda, oficinas e rodas de conversa são algumas das atividades programadas em unidades da Universidade Federal do Ceará para comemorar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março e até o fim do mês.

CENTRO DE TECNOLOGIA – No Centro de Tecnologia (CT), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, a programação do 8 de março começa às 8h30min, na sala do Conselho de Centro (bloco 710), com um café da manhã e roda de conversa com servidoras docentes, técnico-administrativas e terceirizadas.

Às 11h30min, no anfiteatro do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, será realizada uma de oficina de defesa pessoal (turma 1) e, às 13h, as participantes da programação se reúnem para uma foto coletiva.

As atividades prosseguem à tarde, a partir das 13h30min, com outra oficina de defesa pessoal (turma 2), no mesmo local, e, às 16h30min, com o plantio de mudas na área externa do CT, próxima aos blocos 705, 706, 711 e 727.

Imagem: Cartaz do filme "Estrelas além do tempo"CENTRO DE HUMANIDADES – No Centro de Humanidades, a programação está bem diversificada. No dia 8 de março, às 15h30min, o Grupo Verso de Boca faz apresentação no Bosque Moreira Campos (Av. da Universidade, 2683, Benfica). O Grupo Verso de Boca é um projeto de cultura e arte que atua há 19 anos no cenário artístico brasileiro, difundindo a poesia para um público diversificado. O grupo foi criado em 1999 pelo poeta Roberto Pontes. Desde então, é coordenado por seu fundador e pela Profª Elizabeth Dias Martins, do Departamento de Literatura da UFC.

Ainda no Bosque, às 16h30min, é a vez do concerto do quarteto de cordas Radamés Gnatalli. Formado por alunos do Curso de Música, o quarteto surgiu das edições do Musicando no Campus de 2016 e 2017. Coordenado pelas professoras Liu Man Ying e Dora Queiroz, tem como objetivo levar a música para todos os campi da UFC.

A programação continua às 17h, com exibição do filme Estrelas além do tempo (2016 / Dir: Theodore Melfi / Estados Unidos / 127 min), seguida de debate com a Profª Lola Aronovich, no Auditório José Albano (Av. da Universidade, 2683, Benfica). E, durante o mês, ocorrerão mesas-redondas com o tema "Os dilemas e desafios da condição feminina: trajetórias de trabalhadoras da Universidade", com servidoras docentes e técnico-administrativas. Veja a programação dos encontros.

ICA – O Instituto de Cultura e Arte (ICA), da UFC, promove a Semana da Mulher ICA, com oficinas voltadas para a saúde e o bem-estar das servidoras técnico-administrativas. Neste dia 7, das 9h às 12h, ocorre a Oficina de Plantas Medicinais, na Horta do ICA, ministrada pela farmacêutica Kellen Miranda de Sá.

Nesta quinta-feira (8), das 9h às 12h, na sala de videoconferência do Instituto, a servidora técnico-administrativa Kathleen Raelle Silveira, graduada em Design-Moda e mestre em Artes pelo ICA, coordenará a Oficina Image & Styling Aplicadas ao Trabalho. "Uma oportunidade para conhecermos diversas maneiras de fazer uso dos estilos de moda e imagem no dia a dia, mais especificamente na escolha de composições para o trabalho", explica.

Kathleen também ministrará, na sexta-feira (9), das 9h às 12h, na sala HL204, do ICA, a Oficina de Percepção Corporal Aplicada ao Bem-Estar no Ambiente de Trabalho. Ela ensinará técnicas de percepção corporal aliadas ao relaxamento mental através da experimentação de movimentos, respiração consciente, meditação e outras.

Imagem: Na Faculdade de Direito, mesa-redonda vai debater a cooperação do Judiciário para defesa dos direitos da mulher (Imagem: Divulgação)FACULDADE DE DIREITO A equipe da revista Dizer, projeto de extensão da Faculdade de Direito, promoverá mesa-redonda seguida de debate com o tema "Conscientização, proteção e assistência: diálogos sobre a cooperação do Judiciário para defesa dos direitos da mulher". O evento, aberto ao público, ocorre às 19h do dia 8, no Anfiteatro Willis Santiago Guerra (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro), daquela Faculdade.

A mesa será conduzida pelo Prof. Alex Santiago e terá as participações da juíza titular do Juizado de Violência Doméstica, Rosa Mendonça; do promotor de justiça do Estado do Ceará Emmanuel Roberto Girão, atuante na 1ª Promotoria de Justiça Auxiliar do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e da Profª Yasmin Ximenes, ex-delegada titular da Delegacia de Proteção à Mulher. Outras informações sobre o evento e sobre a revista Dizer estão disponíveis na página do periódico no Facebook.

Imagem: Logomarca do Programa Saúde e Bem-Estar no Trabalho da UFCPALESTRAS DA PROGEP – A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFC recebe inscrições, via formulário eletrônico, para o evento Autoestima e moda: a mulher no século XXI. São ofertadas 60 vagas.

A atividade, voltada para servidores ativos e aposentados da UFC, bem como para a comunidade geral, ocorrerá no dia 23 de março, de 9h às 11h30min, no auditório da Pró-Reitoria de Extensão (Rua Paulino Nogueira, 315, térreo do bloco III, Benfica). Contará com palestras da Profª Liana Rosa Elias, do Curso de Psicologia da UFC, e da consultora de estilo e branding pessoal Miriella Fassanaro, com dicas e orientações de como montar o "armário cápsula".

A ação integra o Projeto Mais Saúde no Trabalho, do Programa Saúde e Bem-Estar no Trabalho da UFC, em consonância com o eixo de promoção da saúde da Política Nacional de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Serviço Público Federal (PASS). O objetivo é abordar a moda e a autoestima como ferramentas positivas de qualidade de vida a serem trabalhadas no cotidiano da mulher contemporânea.

Fontes: Alan Magno, editor de Comunicação e Marketing da revista Dizer – fone: 85 98169 4936; Heron Teixeira, diretor de Comunicação e Marketing da revista Dizer – fone: 85 98762 8805 / Profª Danyelle Nilin, vice-diretora do Centro de Humanidades  fone: 85 3366 7605 / Heveline Ribeiro, servidora técnico-administrativa do ICA – fones: 85 3366 9223 e 99266 0778 / Profª Diana Azevedo, vice-diretora do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9600 / Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial da Progep – fone: 85 3366 7887 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300