Agência UFC: como tornar a produção de medicamentos mais sustentável

Imagem: Pesquisadores em laboratórioPesquisadores do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará estudam novas formas de produzir fármacos a partir da chamada química verde, com a utilização de catalisadores biodegradáveis. A pesquisa é um dos destaques da Agência UFC de Notícias nesta semana.

Catalisadores são substâncias que aceleram uma reação química, direcionando os remédios para que tenham os efeitos desejados. O problema é que os dejetos dos catalisadores tradicionais (os químicos) são prejudiciais ao meio ambiente. Por isso, os pesquisadores têm trabalhado com biocatalisadores, para garantir a produção com uma rota ambientalmente sustentável.

Além disso, o processo se provou mais economicamente viável: a redução de custos foi de até 50%. Já foram dezenas de compostos sintetizados dessa forma, e há outros em estudo.

A matéria completa pode ser lida no site da Agência UFC, portal de divulgação de pesquisa e extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331