Primeira defesa da Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos será dia 12

Imagem: Logomarca do Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Métodos QuantitativosO Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos da Universidade Federal do Ceará realiza, no próximo dia 12, sua primeira defesa de dissertação. O autor do trabalho é o mestrando Ronaldo Lage Pessoa, que apresentará a pesquisa Contributions to the two-dimensional guillotine cutting stock problem, orientada pelos professores Bruno de Athayde Prata (Departamento de Engenharia de Produção) e Carlos Diego Rodrigues (Departamento de Estatística e Matemática Aplicada).

O evento será às 9h, na sala de seminários do bloco 953 (térreo) do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

O trabalho, desenvolvido na linha de pesquisa Inteligência Computacional e Otimização, versa sobre problemas de corte e empacotamento. Nessa classe de problemas de otimização combinatória, estuda-se como cortar ou empacotar itens menores (denominados objetos) em itens maiores (denominados bins).

Em visitas técnicas realizadas em uma empresa que produz rochas ornamentais, foram identificados dois problemas reais, estudados na dissertação. O primeiro tópico da pesquisa, que traz um problema ainda não reportado na literatura da área, trata da determinação do tamanho ótimo de itens de tamanho idêntico a serem produzidos utilizando-se um conjunto de bins em estoque.

O segundo tópico da dissertação discute a proposição de uma formulação inovadora para o problema de produção de itens de tamanhos heterogêneos considerando a preparação das máquinas (setups). Os resultados obtidos no trabalho consistem em contribuições teóricas e práticas.

A banca examinadora da dissertação será composta pelos orientadores e pelos professores Albert Einstein Fernandes Muritiba (Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC) e Reinaldo Morabito (Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos).

O PROGRAMA – O Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos é interdisciplinar e vinculado ao Departamento de Estatística e Matemática Aplicada do Centro de Ciências da UFC. Contempla conteúdos de matemática, estatística, computação, saúde, engenharias e áreas afins. Atualmente conta com duas linhas de pesquisa: Modelagem e Análise Quantitativa e Inteligência Computacional e Otimização.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos da UFC – fones: 85 3366 9156 e 3366 9840 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.