Procurar no portal

Coordenador do LEV participa de debate no Senado Federal sobre segurança pública

Imagem:  O Prof. César Barreira, coordenador do LEV, defendeu a adoção de um sistema único de segurança pública para o Brasil (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)O coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da Universidade Federal do Ceará, Prof. César Barreira, participou de debate sobre segurança pública em sessão temática no Senado Federal, nessa terça-feira (6).

O pesquisador, especialista no tema, defendeu a adoção de um sistema único de segurança pública para o Brasil, por compreender que esse é um assunto de ordem nacional, como economia, saúde e educação.

Para Barreira, a criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública é o reconhecimento da importância do tema, e o estabelecimento de um planejamento estratégico é o principal desafio do novo ministro. Ele entende que o ministério poderia reforçar a ideia de um pacto federativo entre União, estados e municípios.

O professor também defendeu a criação de uma escola nacional de altos estudos em segurança pública, pautada na qualificação do profissional de segurança pública a partir de uma visão humanística e uma capacitação técnica e gerencial.

Além disso, argumentou pela instituição de uma comissão formada pelos poderes Judiciário e Legislativo, Ministério Público e estudiosos do tema, de modo a garantir a mediação entre os profissionais da segurança e o poder público.

Barreira ressalta, ainda, que o trabalho do novo ministério deve levar em conta a produção já feita por pesquisadores nos últimos anos. "Nessa perspectiva, é importante agregar diferentes experiências de segurança nacional e estrangeiras, além de procurar selecionar experiências exitosas." Com informações da Agência Senado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300