Política de formação de professores é tema de reunião na Reitoria

Imagem: Objetivo da reunião foi formar comissão para elaborar projetos e submeter a proposta da UFC para financiamento de bolsas destinadas aos cursos de licenciatura (Foto: Ribamar Neto/UFC)A formação de professores para atuação no ensino básico e a valorização profissional do magistério foram temas abordados em reunião na tarde dessa terça-feira (6), na Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, conduziu o encontro, que teve como objetivo formar uma comissão para elaborar projetos e submeter a proposta da Universidade para financiamento de bolsas destinadas aos cursos de licenciatura. A proposta de cada instituição de ensino superior deve conter subprojetos específicos de acordo com os perfis das licenciaturas e áreas de conhecimento.

No início de março, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou dois editais referentes à Política Nacional de Formação de Professores, com anúncio de 90 mil bolsas para o biênio 2018-2019. Os recursos financiarão projetos encaminhados por instituições de ensino superior brasileiras, no período de inscrições compreendido entre 7 de março e 16 de abril.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Conforme o Edital nº 7/2018, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), serão disponibilizadas 45 mil vagas em todo o País para alunos de licenciatura que estejam na primeira metade de seus cursos.

Segundo o Edital nº 8/2018, que cria o Programa Residência Pedagógica, serão ofertadas 45 mil vagas para estudantes de licenciatura na segunda metade do curso, com o intuito de consolidar a formação para a docência no estágio curricular obrigatório. O programa foi inspirado no modelo da tradicional residência médica, com alunos residentes orientados tanto por professores da universidade de origem como por preceptores no ambiente escolar, o que, segundo o reitor, se trata de "uma oportunidade ímpar para a qualificação das licenciaturas e para a valorização dos estudantes".

Imagem: Objetivo da reunião foi formar comissão para elaborar projetos e submeter a proposta da UFC para financiamento de bolsas destinadas aos cursos de licenciatura (Foto: Ribamar Neto/UFC)Além de aproximar os futuros professores da realidade cotidiana do ensino fundamental e médio das escolas públicas, o PIBID e o Residência Pedagógica reforçam a articulação institucional e a cooperação técnica entre a Universidade e os gestores estaduais e municipais da educação. Em ambos os programas, a região brasileira contemplada com o maior quantitativo de bolsas é o Nordeste, com 29.198 vagas, 4.118 das quais reservadas para o Estado do Ceará e destinadas a alunos de licenciatura de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos de ensino superior.

Estiveram presentes na reunião o pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques; a pró-reitora-adjunta de Graduação, Profª Simone de Sá Borges; a coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular da Pró-Reitoria de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro; a coordenadora do Grupo de Trabalho das Licenciaturas (GTL), Profª Ingrid Louback, recém-indicada para atuar também como coordenadora institucional da Residência Pedagógica na UFC; e o coordenador institucional do PIBID, Prof. Gerardo Viana Júnior.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9498