Jornada da Francofonia ocorre na terça-feira (20), no Auditório José Albano

Imagem: Ilustração com bandeira da França e desenho da Torre Eiffel à frenteSerá realizada na próxima terça-feira (20), no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2683, Benfica), a Journée de la Francophonie (Jornada da Francofonia), que traz como tema "(R)Evoluções da língua francesa". O evento é aberto ao público e contará com mesas-redondas, apresentações culturais e palestra sobre língua e cultura francesas.

A iniciativa tem início às 9h30min, com a exposição do projeto Jubileu de Ouro da Casa de Cultura Francesa (CCF), pela coordenadora da CCF, Virgínia Grippon, seguida da exibição do coral L'Alouette, resultado de parceria entre o Curso de Música e a CCF. Às 10h ocorre a mesa-redonda "Variação linguística em francofonia", com os professores Jérémy Morisso, da Embaixada da França, Jacqueline Freitas, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC, e o mestrando Victor Policarpo, do PPGLetras/UFC.

A jornada segue às 15h30min, com a palestra "Multilinguismo na Guiana", com o Prof. Felipe Almeida, da Casa de Cultura Portuguesa da UFC. Às 18h15min, há nova mesa-redonda, com o tema "Língua francesa: níveis de aprendizagem, proficiência e mobilidade", com os docentes da CCF Cláudia Giraud e Ruy Ferreira e a Profª Ticiana Melo, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC.

O encerramento da jornada será às 19h15min, com uma segunda apresentação do coral L'Alouette, que traz em seu repertório uma seleção de músicas francófonas. Todas as atividades da jornada serão realizadas em língua francesa.

PROJETO FRANCOCULTURE ‒ A Journée de la Francophonie é uma realização do projeto Francoculture. Criado em 2017, o Francoculture é coordenado pela Casa de Cultura Francesa em parceria com a unidade de Francês do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC. Concebido de acordo com uma perspectiva transdisciplinar, o projeto consiste em jornadas pedagógico-culturais que abrangem áreas como literatura, história, música, gastronomia, entre outras. Suas ações contam com palestras, mesas-redondas, exposições, apresentações artísticas, mostras de fotografia, filmes e documentários.

Fonte: Profª Cláudia Giraud, da Casa de Cultura Francesa ‒ fone: 85 3366 7636