UFC poderá criar Centro de Preservação da Cultura Indígena no Ceará

Imagem: Reunião aconteceu na Reitoria, no Campus do Benfica (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu, na tarde desta sexta-feira (16), a visita da jornalista Wânia Dummar. No encontro, foi discutida a possibilidade de instalação do Centro de Preservação da Cultura Indígena no Ceará, que seria localizado na Casa de José de Alencar, equipamento cultural pertencente à UFC.

Wânia Dummar é proprietária de um acervo de arte indígena que vem colecionando há mais de 10 anos. Hoje, já conta com mais de 300 artigos, produzidos por cinco etnias no Ceará: Tremembé da Mata, Tremembé da Praia, Pitaguary, Jenipapo-Kanindé e Caucaia. Na reunião, ela externou seu interesse em doar o acervo para a Universidade a fim de que seja criado este espaço para a exposição. "Desejo difundir isso, partilhar com a sociedade, com alunos, com professores. Tem gente que pergunta se tem índio no Ceará, que não conhece arte indígena", diz.

De acordo com o reitor Henry Campos, para conseguir concretizar o equipamento, será preciso garantir seu financiamento e, ainda, contar com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), já que a Casa de José de Alencar é tombada como patrimônio histórico e precisa de autorização para receber obras em sua área. Conforme o reitor, também será buscada parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Imagem: Parte do acervo de arte indígena que a jornalista Wânia Dummar vem colecionando há mais de 10 anos (Foto: Ribamar Neto/UFC)"É preciso fortalecer não só o ensino do magistério indígena, mas a criação desse equipamento é uma maneira de cultivar a memória, de preservação das tradições. A Universidade tem que ter uma atuação maior de apoio às nossas comunidades indígenas, em diversas frentes", acrescenta Henry Campos.

Também participaram da reunião o coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena LII-PITAKAJA, Prof. Carlos Kleber Saraiva de Sousa, e a pró-reitora de Extensão, Profª Márcia Machado. A intenção é criar um projeto de extensão de incentivo ao artesanato indígena ou agregar esta ideia a projetos já existentes na Universidade que tenham como público-alvo as comunidade indígenas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331