UFC brilha no Dragão Fashion Brasil e ganha 3º lugar em competição

Imagem: A coleção “ARK” levou ao público do Dragão uma visão de sociedade futurista que enfrentou a escassez de materiais (Foto: Roberta Braga e Cláudio Pedroso/DFB)O Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará foi um dos destaques da Concurso dos Novos do Dragão Fashion Brasil, maior evento de moda autoral da América Latina, ocorrido de 9 a 12 de maio, em Fortaleza. Com a coleção intitulada "ARK – transformação, renovação, destino", a equipe da UFC conquistou o troféu de terceiro lugar da competição.

Neste ano, 23 instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil participaram da primeira etapa da competição, que selecionou oito equipes para apresentar coleções-cápsula durante o Dragão Fashion. O primeiro lugar ficou com a equipe do SENAC de Sergipe.

Veja mais imagens do desfile da UFC no site da DFB

O desafio do concurso era "pensar/fazer moda em 360º, contemplando todos os ângulos que compõem a cadeia têxtil, com ênfase em aspectos da economia circular", conforme indicava o edital da competição. O desafio era traduzir o conceito em uma coleção de oito looks, criados coletivamente.

Imagem: Com orientação do Prof. Júlio César Silva de Castro, a equipe da UFC foi composta por estudantes em fase de conclusão de curso (Foto: Roberta Braga e Cláudio Pedroso/DFB)COLEÇÃO – A coleção "ARK" levou ao público do Dragão uma visão de sociedade futurista que enfrentou a escassez de materiais e precisou repensar processos de produção e de uso da matéria-prima. Nesses processos, a tecnologia é utilizada para aumentar a durabilidade e diminuir o descarte. Com a coleção, a equipe propôs reflexões sobre a relação sociedade-indivíduo-roupa.

Elementos da alfaiataria criados no algodão, tweed (tipo de tecido grosso e resistente) e tule simbolizam a relação natural entre roupa e ser humano. A base da cartela de cores passa pelo preto, cinza-chumbo, cinza-claro, até chegar ao branco total.

Com orientação do Prof. Júlio César Silva de Castro, a equipe da UFC foi composta pelas estudantes Amanda Madeira Barros Aguiar, Giovana Costa Moreira Braga, Kelvia Mendes do Nascimento e pelo aluno Paulo Ricardo dos Santos Gomes, todos em fase de conclusão do curso.

Com informações da assessoria de imprensa do DFB.

Fonte: Prof. Júlio César Silva de Castro, do Curso de Design-Moda da UFC – fone: 85 3366 9409