Procurar no portal

Terceira noite de colação de grau de 2018.1 em Fortaleza: orgulho e reconhecimento

Imagem: Roberta Rebouças foi uma das primeiras a chegar à Conha Acústica (Foto: Jr. Panela/UFC)Eram pouco mais de 16h quando Roberta Rebouças chegou de beca aos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. A concludente do Curso de Ciências Contábeis aproveitou para tirar fotos sozinha enquanto aguardava o marido e os dois filhos para a cerimônia de colação de grau. Já na segunda graduação, ela disse que a Universidade esteve presente em muitos momentos importantes de sua vida.

"Nesses cinco anos e meio que estive na graduação, casei, engravidei dos meus dois filhos e perdi minha mãe", conta Roberta, que já é formada em Fisioterapia e mãe de dois meninos: um de três anos e outro de seis meses.

Apesar das adversidades, ela perseverou e conseguiu concluir a graduação desejada. "Posso dizer que a emoção e a felicidade de se formar é a mesma", contou.

A alegria de Roberta foi compartilhada com outros 494 concludentes nessa quinta-feira (19), terceiro dia do ciclo de colações de grau do semestre 2018.1. A última noite da solenidade de graduação em Fortaleza diplomou estudantes de cursos da Faculdade de Educação, da Faculdade de Direito, do Centro de Humanidades e da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade.

Veja a galeria de fotos da terceira noite de colação de grau no Flickr da UFC

Imagem: Ao lado da família, dona Maria Antonieta da Silva, aos 92 anos, acompanhou a formatura do neto, Mikael dos Santos, em Letras-Libras (Foto: Jr. Panela/UFC) ORGULHO – Sentada em um dos bancos da Concha Acústica e acompanhada do esposo e do filho, Maria Antonieta da Silva observava o neto ao longe tirando fotos enquanto a cerimônia de colação de grau não começava. Aos 92 anos de idade, a avó foi prestigiar o neto Mikael dos Santos, graduando do Curso de Letras-Libras. "Estou muito feliz em ver meu neto receber o diploma dele", contou.

Para Mikael, a colação de grau é um momento único. "Comecei um curso básico de libras e gostei bastante. Abracei a causa e vibrei muito quando a UFC passou a oferecer o curso de graduação. Todo mundo daqui tem vontade de se formar pela UFC", orgulhou-se.

Imagem: Tradicional festa de papéis coloridos na Concha Acústica (Foto: Jr. Panela/UFC)FLORESCER – Primeira da noite a discursar, a representante discente Sue Ellen Guimarães dos Santos Franklin, do Curso de Pedagogia diurno, destacou duas palavras: resistência e resiliência.

Aludindo ao desenho de um mandacaru com a frase "apesar de tudo, florescer", que viu nas paredes da Faculdade de Educação, a jovem destacou as adversidades e os aprendizados vividos ao longo do período da graduação.

"Mas em meio aos espinhos, às mudanças, assim como o mandacaru, depois de dias secos, de algumas chuvas, nós finalmente florescemos. Fomos resistentes, sim. Mas fomos acima de tudo resilientes, pois sobrevivemos à seca e aprendemos com ela, e essa aprendizagem agora fará todo sentido ao tomarmos posse de nossos atributos profissionais", declarou.

Representante do corpo docente, o vice-diretor da Faculdade de Direito, Regnoberto Marques de Melo Júnior, lembrou aos alunos a importância de abraçar a profissão e cumprir o compromisso assumido na cerimônia de colação de grau: "À clássica pergunta 'Estou formado, e agora?' responda para você mesmo o seguinte: 'Eu cumprirei minha promessa solene de graduação e usarei, com toda a força de minha alma, os dons que recebi para o bem do meu próximo'", aconselhou.

Em seu discurso, o reitor da UFC, Henry de Holanda Campos, parabenizou os concludentes e destacou o crescimento da Universidade nos últimos anos, como o alcance da boa avaliação nos cursos de graduação e pós-graduação pelo Ministério da Educação e o avanço nas áreas de inovação e incentivo ao empreendedorismo. "Vocês têm todo o direito de se orgulhar do diploma que carregam, pois a sigla UFC traduz prestígio, seriedade, compromisso", considerou.

CICLO – A Universidade Federal do Ceará encerrou, na noite dessa quinta-feira (19), o ciclo de colações de grau em Fortaleza. Durante três dias, 1.370 estudantes colaram grau na Concha Acústica. As solenidades de formatura seguem ainda, na próxima semana, nos campi da UFC em Quixadá, Russas e Sobral.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300