FORPROEX: UFC sedia fórum de pró-reitores de extensão do Nordeste

Autoridades presentes na abertura do FORPROEX Nordeste 2018Na noite dessa terça-feira (30), o auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará sediou a abertura do 50º encontro regional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC, o evento reúne representantes de universidades públicas do Nordeste para debates, troca de experiências e propostas de uma agenda comum para a extensão universitária na região. A programação do FORPROEX Nordeste 2018 segue até a próxima quinta-feira (1º), na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, Messejana).

Veja mais imagens do evento no Flickr oficial da UFC.

No início da solenidade de abertura, houve apresentação artística da Choro Grande Banda, projeto de extensão ligado ao Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que executou clássicos da música popular brasileira. Após o momento cultural e a execução do Hino Nacional Brasileiro, a pró-reitora de Extensão da UFC, Márcia Machado, deu as boas-vindas ao público presente e agradeceu o apoio das universidades cearenses para viabilizar o FORPROEX Nordeste. A pró-reitora salientou que, atualmente, a UFC conta com mais de 900 ações extensionistas ativas na capital e no interior do Ceará e que a curricularização da extensão, ou seja, a obrigatoriedade de carga horária para atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação, é um fator que contribui para a formação acadêmica e humana dos estudantes.

“Diversas vezes não nos lembramos das inúmeras lutas travadas para que pudéssemos ter salas de aula equipadas e oferecer oportunidades para quem jamais pensou em estudar em uma universidade pública. Crescemos em número e qualidade das ações de extensão, partilhadas com milhares de jovens, que vão aonde o povo está. Proporcionamos a tantos professores a realização de seus sonhos num diálogo responsável, consciente, questionador e provocador com seus alunos”, ressaltou a Profª Márcia Machado.

Foto da Profª Maria de Fátima Ximenes (UFRN) discursando no púlpito

INTEGRAÇÃO – A presidente do FORPROEX Nordeste e pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maria de Fátima Ximenes, reiterou o papel da extensão universitária como um diferencial para o ensino superior público no País. “Certamente, é uma grande oportunidade para a discussão acerca das questões relativas à extensão que nos inquietam e nos preocupam. A despeito da ansiedade e da incerteza, nós acreditamos na extensão e na possibilidade de cada instituição cumprir a sua missão na produção de conhecimento para oferecer cada vez mais a melhor formação técnica e uma formação cidadã acima de tudo”, afirmou.

Foto do Reitor da UFC, Henry Campos, discursando no púlpito do Auditório da Reitoria.OLHAR SOCIAL – Em seu pronunciamento, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry de Holanda Campos, destacou a necessidade de aproximar cada vez mais as instituições públicas da sociedade, estabelecendo parcerias e reforçando o caráter social e transformador da extensão. Segundo o reitor, as ações extensionistas desenvolvidas pela UFC, oriundas de diferentes áreas do saber, alcançam todos os 184 municípios do Estado e beneficiam mais de 2 milhões de cearenses.

“Progressivamente, a Universidade se instala na periferia e nos bairros pobres de Fortaleza, promovendo nesses lugares novas formas de aprender e exercícios de cidadania. Assim, é a Universidade inteira que passa a cumprir melhor a sua missão social. Através da extensão, damos voz aos invisíveis e dialogamos com as minorias, os excluídos, os artistas e os coletivos de resistência cultural”, afirmou Henry Campos.

Foto da palestrante da noite, Profª Maria Aparecida Montenegro, do Instituto de Cultura e Arte da UFC

PALESTRA – Na sequência dos discursos dos gestores, a palestra “Precisamos falar de virtude” foi proferida pela filósofa Maria Aparecida Montenegro, docente do Instituto de Cultura e Arte da UFC. Em sua fala, a palestrante retomou ideias de pensadores da Grécia antiga, como os filósofos Platão e Sócrates, com o objetivo de tentar compreender problemas contemporâneos da política e da vida em sociedade.

Etimologicamente, o termo virtude (do grego areté) possuía vários significados associados, dentre eles, “excelência”, “ser agradável e contentar os outros”, “ser o mais forte e viril” ou “aquele que se adequa e se adapta ao meio”. Segundo a Profª Maria Aparecida, ser virtuoso na Antiguidade Clássica significava ser aquele indivíduo cujas ações priorizavam o interesse coletivo e cuja prática constante da virtude o levaria à felicidade. Os gregos antigos elegeram como virtudes fundamentais a coragem, a temperança, a sabedoria e a justiça, que serviam de princípios básicos tanto para a organização política na democracia como para a conduta dos cidadãos.

“A extensão universitária, ao que me parece, é a parte mais virtuosa da universidade. Não que as outras missões não o sejam, mas é na extensão que o ensino e a pesquisa extrapolam os muros da universidade e chegam à sociedade. Portanto, esse momento é quando a virtude se realiza e se completa, quando o estudante é convocado a desenvolver essa virtude”, ponderou.

A mesa de abertura do 50º FORPROEX Nordeste contou ainda com a presença da vice-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Andrea Linard; da pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura da UNILAB, Rafaella Pessoa Moreira; do pró-reitor de Extensão da UECE, Fernando Silva; da pró-reitora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Zandra Dumaresq; e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Antonio Gomes.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – fone: 85 3366 7452