Procurar no portal

Com consultora da UNESCO, educação em direitos humanos é pauta de reunião na Reitoria

Imagem: Consultora da UNESCO é recebida pelo reitor Henry Campos em seu gabineteO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (5), a visita da consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) Diana Barbosa. A visitante esteve acompanhada por professores da UFC e membros da Comissão de Direitos Humanos da Universidade.

Na pauta da reunião, a educação em direitos humanos e a adesão da UFC ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania.

Segundo Diana Barbosa, equipes de consultores da UNESCO e servidores do MEC têm visitado diversas universidades públicas brasileiras que aderiram ao programa a fim de conhecer as ações em andamento e fortalecer o intercâmbio e as parcerias entre gestores e instituições de ensino superior (IES).

"O objetivo do Pacto Universitário é criar uma rede de apoio de educação em direitos humanos no ensino superior, que vai além de partidos políticos e de mandatos. Estamos fazendo uma sistematização das atividades que estão sendo desenvolvidas nesse campo dos direitos humanos nas universidades para repassar as informações ao próximo governo", explica a consultora.

Veja outras imagens do encontro na Reitoria no Flickr da UFC

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da UFC e docente da Faculdade de Direito, Beatriz Xavier, ressaltou o papel da comissão em acompanhar o Pacto Universitário, e também representar o posicionamento da própria Universidade em favor da defesa dos direitos humanos. Para a professora, além de diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão, a ideia é que os currículos de todos os cursos de graduação tenham disciplinas de educação em direitos humanos.

Implantada essa diretriz curricular nas unidades acadêmicas, profissionais sendo formados pela UFC participarão de um debate amplo, incorporando aspectos como educação indígena, igualdade racial, diversidade sexual e questões de gênero, para promover a tolerância e o respeito às diferenças.

INCLUSÃO – De acordo com o Prof. Henry Campos, as ações de promoção dos direitos humanos constituem uma política institucional da Universidade, traduzidas no pioneirismo da UFC em adotar cotas para o ingresso de pessoas com deficiência, e nas políticas de acessibilidade e inclusão. "Estamos começando um movimento de sair dos muros da universidade, e transformar os bairros, sobretudo os de periferia, em ambientes de aprendizado. A proposta é incluir os estudantes nesse processo para conhecerem o dia a dia das comunidades", afirmou o reitor.

Após a reunião na Reitoria, os professores se dirigiram à sala da Comissão de Direitos Humanos, na área 1 do Centro de Humanidades, no Benfica. No final da tarde, a comitiva seguiu ao Bom Jardim visando trocar experiências com movimentos sociais e projetos de extensão da UFC ativos na região, em áreas como planejamento urbanístico participativo, habitação social, saúde comunitária, arte e cultura, entre outros.

Participaram do encontro a servidora técnico-administrativa Edgley Silva de Sousa; a Profª Geny Lustosa, docente da Faculdade de Educação (FACED) e coordenadora do Grupo Pró-Inclusão da UFC; o coordenador de extensão do Campus Benfica, Prof. Eduardo Girão Santiago; e a coordenadora do Curso de Gastronomia da UFC, Profª Eveline Alencar.

Fonte: Comissão de Direitos Humanos da UFC – fone: 85 3366 7936

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300