Procurar no portal

Professores da UFC serão diplomados como membros da Academia Brasileira de Ciências

Imagem: Foto do prof. André FérrerOs professores André Lima Férrer de Almeida, do Departamento de Engenharia de Teleinformática, e Ernani de Sousa Ribeiro Júnior, do Departamento de Matemática, serão diplomados nesta terça-feira (13) como membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) – Regional Nordeste e Espírito Santo. A cerimônia ocorre na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na cidade de Recife.

Os docentes foram eleitos em 2017 e, agora, passam a compor efetivamente os quadros da ABC, instituição centenária e uma das mais importantes sociedades científicas do País. O Prof. André Férrer integrará a área de Ciências da Engenharia e o Prof. Ernani Ribeiro Júnior, a de Ciências Matemáticas.

O evento será coordenado pelo vice-presidente da ABC na Regional Nordeste e Espírito Santo, Cid Bartolomeu de Araújo. Além dos professores da UFC, serão diplomados Eduardo Costa Girão (Ciências Físicas / Universidade Federal do Piauí), Luis Gustavo Carvalho Pacheco (Ciências Biomédicas / Universidade Federal da Bahia) e Thiago George Cabral Silva (Ciências da Saúde / Universidade Federal do Espírito Santo). Na ocasião, haverá ainda palestra magna com o Prof. Virgílio Augusto Fernandes Almeida, docente da Universidade Federal de Minas Gerais e membro efetivo da ABC.

Veja a programação completa do evento.

SAIBA MAIS SOBRE OS DOIS DOCENTES DA UFC QUE SERÃO DIPLOMADOS ‒ André Lima Férrer de Almeida é doutor em Automática, Processamento de Sinais e Imagem: Foto do Prof. ErnaniImagens pela Université Nice Sophia Antipolis (França), com período de cotutela na UFC. É membro do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL) e do Grupo de Pesquisa em Processamento de Sinais e Informação (GPSI). Atua na área de processamento de sinais para comunicações sem fio. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq ‒ nível 1D. Leia mais sobre a carreira do docente na Plataforma Lattes.

Ernani de Sousa Ribeiro Júnior é doutor em Matemática pela UFC. Cumpriu período de pós-doutorado em Matemática na Lehigh University (Estados Unidos). Suas pesquisas têm ênfase em geometria diferencial e análise geométrica. Um dos projetos de pesquisa coordenados pelo professor na UFC aborda os sólitons de Ricci, as métricas CPE e as variedades quasi-Einstein. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq ‒ nível 2. Leia mais sobre o currículo do docente na Plataforma Lattes.

Com informações da Academia Brasileira de Ciências.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300