Hospital Universitário Walter Cantídio realiza Semana de Luta contra a Diabetes

Imagem: Cartaz do evento com datas e atividadesO Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), promove a Semana de Luta contra a Diabetes. As ações ocorrerão nos dias 13, 14, 16 e 22 de novembro em unidades do HUWC e no Centro de Saúde da Família Anastácio Magalhães, no bairro Rodolfo Teófilo. O evento é alusivo a 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes.

As ações previstas são: roleta de perguntas e respostas sobre diabetes, boliche tira-dúvidas a respeito de hiperglicemia e hipoglicemia, oficina abordando a quantidade de açúcar existente nos alimentos, dinâmica acerca do cuidado com o pé diabético, avaliação de educadores físicos e intervenção com palhaços na Pediatria.

As atividades no hospital ocorrerão nos dias 13, 16 e 22, respectivamente, no hall principal do prédio administrativo (manhã), no Serviço de Endocrinologia (manhã e tarde) e no Ambulatório de Pediatria do HUWC (manhã). No posto de saúde Anastácio Magalhães, as ações estão marcadas para o dia 14 de novembro, também pela manhã.

Organizadas pela equipe de residentes em assistência em diabetes da residência multiprofissional em saúde do Complexo Hospitalar da UFC, as ações são voltadas para os pacientes dessas unidades de saúde.

O QUE É DIABETES? – De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), trata-se de uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue administrar adequadamente a produção desse hormônio, que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa da insulina para utilizar a glicose, que é obtida por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina ou a produz de forma inadequada e não consegue utilizar a glicose corretamente. O nível de glicose no sangue fica alto – é a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, pode haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

A DOENÇA NO BRASIL E NO MUNDO – Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) mostram que, em 2017, 12,5 milhões de pessoas já eram diabéticas no Brasil. Ainda de acordo com a federação, já existem 400 milhões de diabéticos no mundo. Considerando-se que essa é uma doença crônica e progressiva, estima-se que, no mesmo período, mais de 16,8 milhões de brasileiros tenham desenvolvido o estágio inicial da doença, mas apenas um terço desses pacientes foi diagnosticado.

Semana de Luta contra a Diabetes
Quando: 13, 14, 16 e 22 de novembro
Onde: no Hospital Universitário Walter Cantídio (Rua Capitão Francisco Pedro, 1290, Rodolfo Teófilo) e no Centro de Saúde da Família Anastácio Magalhães (Rua Delmiro de Farias, 1670, Rodolfo Teófilo)

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC – fone: 85 99265.5460