I Encontro Internacional da Pachamama traz à UFC ministro da Suprema Corte da Colômbia

Imagem: O objetivo é estimular a criação – no âmbito do direito, da poética e das artes – de inéditos meios de expressão do paradigma da harmonia com a natureza e dos direitos de PachamamaEstão abertas on-line as inscrições para o I Encontro Internacional Arte, Poética e Direitos da Pachamama. A iniciativa será realizada de quarta (21) a sexta-feira (23), na Faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro) e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema).

Há ainda programação opcional nos dias 24 e 25, em comunidade localizada no município de Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Entre os destaques da programação está a presença, na manhã do dia 23, na Faculdade de Direito, de Luiz Armando Tolosa Villabona, da Suprema Corte de Justiça da Colômbia, que atuou na ação de reconhecimento da Amazônia colombiana como sujeito de direitos.

O objetivo é estimular a criação – no âmbito do direito, da poética e das artes – de inéditos meios de expressão do paradigma da harmonia com a natureza e dos direitos de Pachamama, bem como novas formas de efetivá-los nessas áreas de conhecimento.

Imagem: Luiz Armando Tolosa Villabona, da Suprema Corte de Justiça da Colômbia, atuou na ação de reconhecimento da Amazônia colombiana como sujeito de direitos (Foto: Embaixada Mundial de Ativistas pela Paz)A programação conta ainda com painéis sobre temas como direitos de Pachamama sob a consciência ubuntuística; Pachamama na literatura e na música; os direitos de Pachamama e a era da harmonia e da beleza; direitos de Pachamama e epistemologias do sul; entre outros. Haverá ainda apresentações de trabalhos e momentos artísticos como oficinas, exposição de fotografias, saraus de poesia e mostra de vídeos.

Integrantes da comunidade acadêmica da UFC têm participação gratuita. O encontro tem apoio da Nacion Pachamama, do Instituto Casa Comum e do Programa Harmony with Nature, da Organização das Nações Unidas.

Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Fonte: Profª Germana Moraes, da Faculdade de Direito da UFC – fone: 85 3366 7841