Procurar no portal

Estudantes criam jogo de tabuleiro baseado em reflexão sobre uso do tempo

Imagem: Jogo "Tic-tac"  reflete sobre o tempo em uma sociedade ultrarrápida (Foto: Divulgação da equipe)Estudantes do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará partiram de discussões sobre o uso do tempo pelos jovens para desenvolver um jogo de tabuleiro. Chamado "Tic-tac: a escolha é sua", o jogo tem a proposta de gerar reflexão em busca de um melhor entendimento das atividades realizadas, além de identificar se essas atividades devem ou não consumir o tempo dos participantes e o que estes recebem em contrapartida.

No jogo, não existe um caminho certo ou errado, um vencedor ou um perdedor. Ele possui dois tipos de cartas: a carta-pergunta e a carta-citação. Nas cartas-pergunta, os participantes oferecem resposta a situações rotineiras como a seguinte: "As provas finais da faculdade estão chegando. Além disso, você fica sabendo de um concurso público muito bom que vai acontecer. O que você faz?". A depender da resposta oferecida, pontuações diferentes são atribuídas.

Já nas cartas-citação, o jogo oferece reflexões pertinentes sobre o uso do tempo. Baseando-se principalmente em três pensadores, David Harvey, Gilles Lipovetsky e Zygmunt Bauman, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre suas atitudes diárias e a necessidade (ou ausência dela) de cumprir tudo o que desejam.

Imagem: Jogo "Tic-tac"  reflete sobre o tempo em uma sociedade ultrarrápida (Foto: Divulgação da equipe)O grupo responsável pelo projeto é composto pelos alunos Amanda Chaves, Amanda Raviny, Emanuelle Torres, Emanuel Sousa, Felipe Candido e Vivian Sakahara. O trabalho é parte das atividades da disciplina de Laboratório de Publicidade e Propaganda, conduzida pelos docentes Alan Góes e Glícia Pontes.

Além de lançar o jogo, a campanha publicou um perfil no Instagram (@jogotictac) que traz posts, enquetes e stories retratando a temática de tempo em uma sociedade ultrarrápida, além de relatos de jovens sobre sua experiência com o tempo. Com linguagem questionadora, as postagens oferecem um momento de reflexão pessoal sobre o uso do tempo.

O grupo também criou um site onde todos os componentes do jogo podem ser baixados e impressos para replicação em outros ambientes. Com foco principalmente no ambiente corporativo, o download pode ser aplicado em treinamentos de empresas que têm o público-alvo (jovens-adultos) como colaboradores.

LANÇAMENTO – O jogo será lançado nesta quarta-feira (21), às 17h30min, na Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572, Benfica). Os presentes poderão jogar em um local ambientado à campanha. Além disso, haverá uma pequena palestra com o Prof. Chico Neto, também docente do Curso de Publicidade e Propaganda, falando sobre o equilíbrio entre as rotinas de trabalho e a busca por bem-estar no dia a dia.

Fonte: Profª Glícia Pontes, do Curso de Publicidade e Propaganda – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300