Projeto Respira bem Vovô imuniza contra pneumonia 192 idosos da Capital

Imagem: Em outubro, 192 idosos foram imunizados (Foto: acervo)O Projeto Respira bem Vovô, realizado pela Liga do Pulmão e Medicina Intensiva e pela Liga de Geriatria e Gerontologia do Ceará, ambas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, realizou uma série de ações de imunização de idosos de nove abrigos da Capital. Em outubro, receberam a vacina pneumocócica 23, que previne a pneumonia e outras enfermidades, um total de 192 idosos que atualmente vivem em instituições de longa permanência (ILPs) em Fortaleza.

Os abrigos contemplados foram a Casa de Nazaré, o Aconchego Santa Teresinha, o Recanto Bom Viver, a Liga de Assistência Evangélica Érico Mota, o Abrigo Público, o Recanto do Sagrado Coração de Jesus, o Lar Santa Bárbara, a Casa São Vicente e a Casa Irmã Maria Tereza Ambroggio – Irmãs Salesianas. Os idosos que participaram tinham idade média de 79 anos, entre os quais, 75% eram mulheres e 25%, homens.

A iniciativa é resultado de parceria das ligas acadêmicas com a Coordenadoria do Idoso da Prefeitura de Fortaleza. O objetivo é que, nos próximos meses, mais 120 idosos, aproximadamente, recebam a vacina. Como explica o estudante do sexto semestre de Enfermagem e membro da Liga de Geriatria João Paulo Fernandes, a imunização enfocou o público institucionalizado por ser um dos grupos de maior risco para desenvolver pneumonia.

"A institucionalização é fator de risco para a pneumonia, e a enfermidade continua sendo responsável por mais de 61% dos óbitos por doenças do aparelho respiratório em idosos. Por conta disso, a prevenção é fundamental para a minimização do quadro", explica.

SOBRE O PROJETO – Atuante desde 2016, o Respira bem Vovô, além da imunização, promove ações de educação em saúde, com ênfase na detecção de sintomas de condições pulmonares, voltadas a idosos e cuidadores dos nove abrigos em Fortaleza.

Imagem: Atuante desde 2016, o Respira bem Vovô, além da imunização, promove ações de educação em saúde, com ênfase na detecção de sintomas de condições pulmonares (Foto: acervo)Mensalmente, as instituições recebem as visitas de estudantes dos Cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia da UFC, totalizando 21 alunos, distribuídos nas duas ligas. Outra vertente do projeto, comenta João Paulo Fernandes, é a pesquisa em andamento que traçará o perfil do idoso institucionalizado. "Foi por meio da pesquisa que se percebeu o baixo índice de imunização contra pneumonia", ressalta.

A vacinação dos idosos contou com orientação dos professores Charlys Barbosa Nogueira e Jarbas Roriz, do Curso de Medicina, e Rachel Gabriel Barbosa, do Curso de Enfermagem. A próxima ação agendada do Projeto Respira bem Vovô é o Natal da Feliz Idade, que será realizado no abrigo Santa Teresinha, no próximo dia 1º de dezembro.

Fonte: João Paulo Fernandes, do Projeto Respira bem Vovô – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.