Imprensa Universitária instala primeiro Conselho Editorial, com 15 membros titulares

Imagem: O diretor da Imprensa Universitária, Joaquim Melo de Albuquerque, e o reitor da UFC, Henry CamposO auditório da Imprensa Universitária foi palco, na tarde desta terça-feira (20), da instalação do Conselho Editorial da Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará. Formado por 15 membros titulares, o Conselho tem como primeira ação formular uma política editorial visando estabelecer critérios para seleção de obras que serão impressas no setor.

O Conselho Editorial foi criado pela Resolução nº 7 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), de 29 de maio de 2018. Além da elaboração da política editorial da Imprensa Universitária, os conselheiros ficarão responsáveis por analisar as obras e materiais a serem editados e selecionar os que estejam de acordo com a política estabelecida pelo Conselho.

Na solenidade de instalação do Conselho, o diretor da Imprensa Universitária e presidente do Conselho Editorial, Joaquim Melo de Albuquerque, explicou que o comitê surgiu a partir da necessidade de dar mais credibilidade às obras da Imprensa Universitária. "Nós abrimos as portas para o Conselho. De uma certa forma, a gente vai trabalhar muito, trazer produtos cada vez mais notáveis aqui para a Imprensa", considerou.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes, explicou que o "Conselho vai tratar de decidir e aprimorar a política editorial das obras acadêmicas que serão impressas aqui na Imprensa". A partir da elaboração da política editorial, com o estabelecimento de critérios claros para a impressão das obras, o material que chegará à Imprensa passará pelo crivo do Conselho Editorial, que selecionará apenas as obras que estejam de acordo com a política adotada.

Presente à solenidade, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destacou a importância de a Universidade estabelecer "políticas transparentes que priorizem sempre pelo mérito". E complementou: "Essa iniciativa é muito importante, primeiro porque ela nos obriga a publicar obras que tenham qualidade. Segundo, que essa escolha seja feita de forma coletiva, com análise de várias pessoas. Isso evita que a gente sofra com as pressões do dia a dia. E eu acho que abre uma porta para fortalecer o que já existe, como trabalhos das pós-graduações".

CONSELHEIROS – O Conselho Editorial da Imprensa Universitária da UFC é formado por 15 membros titulares e oito suplentes. Compõem o Conselho Editorial: o diretor da Imprensa Universitária, Joaquim Melo de Albuquerque (presidente do Conselho); o pró-reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes de Souza Filho; o pró-reitor-adjunto de Extensão, Prof. Rogério Teixeira Masih; o pró-reitor-adjunto de Planejamento e Administração, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque; a representante dos diretores das Unidades Acadêmicas, Profª Maria Elias Soares; o diretor da Biblioteca Universitária, Francisco Jonatan Soares.

Ainda são membros titulares do Conselho os docentes com as respectivas áreas de conhecimento: Prof. Luiz Gonzaga de França Lopes, das Ciências Exatas da Terra; Prof. Armênio Aguiar dos Santos, das Ciências Biológicas; Prof. André Bezerra dos Santos, das Engenharias; Profª Ana Fátima Carvalho Fernandes, das Ciências da Saúde; Prof. Alexandre Holanda Sampaio, das Ciências Agrárias; Prof. José Carlos Lázaro da Silva Filho, das Ciências Sociais Aplicadas; Prof. Irapuan Peixoto Lima Filho, das Ciências Humanas; e Prof. José Carlos Siqueira de Souza, de Linguística, Letras e Artes.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331