Projetos de destaque e startups da UFC são apresentados na II Feira do Conhecimento 2018

ft feira searaVários projetos desenvolvidos na Universidade Federal do Ceará integram a segunda edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, que segue até sábado (24), no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz).

Um dos destaques é o movimentado estande da Seara da Ciência, que ofereceu aos participantes uma disputa inusitada de pedaladas contra a réplica de um esqueleto humano.

A ideia era mostrar aos participantes da feira, de forma lúdica, como ocorre a transformação da energia cinética (oriunda do movimento das pedaladas das pessoas) em energia elétrica (que move a bicicleta “pilotada” pelo esqueleto) por meio de um dínamo, conversor de energia.

Veja mais: UFCTV visita a Feira do Conhecimento e destaca a participação da UFC no evento

Imagem: Equipe do LESC (Foto: Marcos Robério/UFC)Em outro estande, integrantes do Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC) apresentavam o projeto Satélite para Análise e Coleta de Dados Experimentais (SACODE), um nanossatélite cuja missão será obter dados do semiárido nordestino, contribuindo em questões como previsão climática, umidade do solo e monitoramento de mananciais.

Recentemente, o projeto recebeu apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O objetivo é concluir a construção em 2022.

Outro projeto do LESC em exposição é o Atletec, feito em parceria com o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). Consiste em um sistema computadorizado e sem fio para avaliação de desempenho de atletas, a partir de um pequeno acelerômetro que é colocado junto ao corpo do atleta.

As informações são enviadas via wi-fi para um receptor, que as repassa a um computador. Este contém um software que armazena os dados e gera gráficos. O objetivo é que profissionais de educação física possam ter parâmetros de velocidade, aceleração e posição do atleta, para que o software sirva de suporte à melhora do rendimento, segundo o engenheiro do IEFES Davi Mota, integrante do LESC.

Imagem: Equipe da Smart Glasses (Foto: Marcos Robério/UFC)O Campus de Quixadá participa da feira com várias das startups incubadas no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE). Um dos destaques é a Smart Glasses, desenvolvedora de óculos especiais para pessoas com deficiência visual, com sistema de detecção de obstáculos acima da linha da cintura.

A ideia, segundo Marcelo Martins, do Curso de Engenharia da Computação, surgiu como uma tentativa de ajudar um colega do campus a superar as limitações da deficiência. O projeto segue linha semelhante à do Vibeye, dispositivo para facilitar a marcha e autonomia de pessoas com deficiência visual, também em exposição na feira.

Outras startups do Campus de Quixadá presentes são Henergi (pisos inteligentes capazes de transformar o impacto das pisadas em energia), PG311 (games para o ensino de física), Arcos (games para o ensino de história), Bilíngua (aplicativo para aprendizado de libras e português), Folium.work (aplicativo para troca de informações profissionais, cadastro de habilidades e busca de serviços), Sitiá (produto para controle de aquários marinhos de forma remota) e Pop Points (aplicativo de pontos e troca de produtos que estimula a sustentabilidade).

Na Mostra de Startups da Feira do Conhecimento, foram escolhidas, pelo Governo do Estado, as 50 melhores startups do Ceará. Destas, 20 são da UFC, dos campi de Fortaleza e do Interior.

A Feira do Conhecimento tem programação gratuita e aberta ao público. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331