Evento marca lançamento do Laboratório de Análise de Dados e Economia da Educação

Imagem: A inauguração do EDUCLAB ocorrerá em cerimônia no Auditório Antônio de Albuquerque, da FEAAC, em Fortaleza. (Foto: Divulgação/FEAAC)O Curso de Ciências Econômicas inaugurará, no próximo dia 27, o Laboratório de Análise de Dados e Economia da Educação (EDUCLAB), em cerimônia a ser realizada no Auditório Antônio de Albuquerque, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – FEAAC (Av. da Universidade, 2486, Benfica).

O evento, que ocorrerá às 19h, terá como palestrantes o titular da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Rogers Mendes; o cientista-chefe da secretaria, Jorge Lira; e a Profª Alesandra Benevides, do Campus da UFC em Sobral.

Os palestrantes participarão de uma mesa de discussão com o tema "Qualidade da educação no Ceará: do ensino fundamental ao ensino médio". Também haverá a apresentação de duas pesquisas: Efeito das escolas profissionalizantes sobre o desempenho no ENEM e no mercado de trabalho, da Profª Zilânia Mariano (Campus de Sobral), e Impacto da qualidade das escolas públicas cearenses sobre o desempenho dos estudantes, do Prof. Rafael Barbosa (FEAAC).

O evento apresentará o novo laboratório, que é uma evolução de um grupo de estudos do Curso de Economia e que agora também está em processo de cadastramento como projeto de extensão. De acordo com a Profª Alesandra Benevides, que faz parte do laboratório, já existem projetos em andamento e parcerias firmadas. "Nossa ideia é que o EDUCLAB seja uma referência no Ceará na prestação de serviços de análise de dados educacionais e de desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a educação, a serem ofertados para os setores público e privado", explica.

Um dos projetos do EDUCLAB é o de educação adaptativa. Conforme a Profª Alesandra, ele é destinado a alunos das disciplinas de cálculo e estatística, temas com os quais maior quantidade de alunos costuma ter dificuldades. O projeto consiste numa plataforma virtual que oferece ao aluno uma série de exercícios, com dicas, e ao final da avaliação um feedback do desempenho do usuário em cada temática. "A plataforma permite que o aluno evolua de acordo com sua velocidade", aponta a professora, adiantando que o laboratório trabalha para transformar a ideia em um aplicativo para smartphones.

As professoras Alesandra Benevides e Zilânia Mariano e o professor Rafael Barbosa compõem o laboratório, juntamente com o professor da rede estadual George Gomes Ferreira, que fará a apresentação do EDUCLAB durante o evento. Mais informações estão no site do laboratório.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331