Pós em Engenharia Química realiza seminário de autoavaliação com assessoramento internacional

Imagem:  Durante o evento, líderes de grupos de pesquisa do PGEQ divulgarão seus mais recentes avanços em pesquisa (Foto: Ribamar Neto/UFC)Pela segunda vez, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PGEQ) da Universidade Federal do Ceará promove seminário de autoavaliação com a participação de um comitê de assessoramento internacional. O evento, denominado 2nd PGEQ Assessment Seminar (2º Seminário de Avaliação do PGEQ), ocorrerá de quarta (28) a sexta-feira (30), na Seara da Ciência (Rua Abdenago Rocha Lima, s/n, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

O seminário, restrito a alunos e professores do programa, contará com a participação de um comitê de assessoramento internacional, formado por oito pesquisadores vinculados a instituições de países como Canadá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Catar e Suíça, e por um observador do setor industrial, vinculado à Universidade Petrobras.

Durante o evento, líderes de grupos de pesquisa do PGEQ divulgarão seus mais recentes avanços em pesquisa. Além disso, estudantes de mestrado e doutorado apresentarão suas dissertações e teses em desenvolvimento no programa.

O destaque é para o debate que ocorrerá na tarde do dia 29. A mesa-redonda, aberta ao público, abordará questões relacionadas à avaliação de programas de pós-graduação a partir de uma perspectiva internacional. A atividade terá a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Antonio Gomes; do professor da Universidade do Texas A&M, no Catar, Marcelo Castier; e da integrante da Comissão de Avaliação das Engenharias II da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Diana Azevedo.

O primeiro seminário de autoavaliação do PGEQ ocorreu em fevereiro de 2016, com o objetivo de promover um diagnóstico da qualidade da pesquisa e da formação de recursos humanos do programa sob uma perspectiva internacional. O 2º Seminário de Avaliação do PGEQ será a atividade de encerramento do projeto aprovado no âmbito do Edital CAPES/FUNCAP 05/2014, de estímulos aos programas de pós-graduação.

Fonte: Profª Diana Azevedo, do Departamento de Engenharia Química – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.