Complexo Hospitalar da UFC recebe R$ 4,479 milhões para compra de equipamentos

Imagem: Os equipamentos vão melhorar substancialmente as condições de assistência em áreas como exames de imagem e bloco cirúrgico. (Foto: Divulgação HUWC/EBSERH)O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidades do Complexo Hospitalar da Universidade Federal Ceará filiadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), receberam R$ 4.479.673,21 para compra de 13 equipamentos médico-hospitalares, melhorando substancialmente as condições de assistência em áreas como exames de imagem e bloco cirúrgico.

Para o HUWC e a MEAC, serão adquiridos um angiógrafo (usado para exames em veias e artérias), dois vaporizadores calibrados e um aparelho de anestesia para ambiente de ressonância magnética, dois ventiladores pulmonares (utilizados em pacientes que necessitam de respiração mecânica) e sete monitores multiparâmetros (usados para monitorar sinais vitais).

Os recursos foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS) por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), gerido pela EBSERH. A estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra 40 hospitais universitários federais fez uso de uma de suas principais vantagens como rede e iniciou um processo de compra centralizada de diversos tipos de equipamentos destinados a 29 dessas unidades hospitalares. Ao todo, foram liberados R$ 78,8 milhões.

A portaria do MS com os valores e a lista de hospitais beneficiados foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o presidente da Rede EBSERH, Kleber Morais, a aquisição de forma centralizada gerará economia de cerca de R$ 15 milhões pelo ganho em escala.

MELHORIAS – De acordo com o gerente administrativo do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Pedro Theophilo Ramos Neto, as aquisições também trarão um incremento patrimonial do parque tecnológico, aumentando o potencial de inovação tecnológica do HUWC e da MEAC. "A modernização do parque tecnológico dos hospitais irá refletir na formação dos profissionais de saúde, uma vez que se trata de hospitais-escola, e na melhoria da qualidade do atendimento à saúde da população, além de proporcionar a economia já prevista", acrescentou o presidente da EBSERH.

A licitação foi elaborada após a EBSERH mapear as principais necessidades dos hospitais, tendo como base pedidos anteriores realizados pelas unidades de saúde para a aquisição de novos equipamentos. Os equipamentos menores (aparelhos de anestesia, ventiladores pulmonares e monitores multiparâmetros) já estão sendo distribuídos de acordo com a solicitação dos hospitais.

Já os equipamentos de grande porte (tomógrafos e angiógrafos) necessitam de adaptações nas estruturas físicas dos hospitais. O início das obras para essas adaptações está previsto ainda para 2018 e as primeiras unidades devem entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2019. O processo de compra também contou com a atuação dos profissionais da rede, como o Setor de Engenharia Clínica do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, na elaboração dos descritivos técnicos dos equipamentos.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC – fone: 85 9 9265 5460