Evento no âmbito do PRINT, sobre cianobactérias, reúne brasileiros e estrangeiros

Imagem: O Selaqua é a Seção Laboratorial de Qualidade de Água do Departamento de Engenharia Ambiental da UFC (Imagem: Divulgação)O Programa Institucional de Internacionalização (PRINT) do Ministério da Educação já está em execução na Universidade Federal do Ceará. No âmbito da pesquisa Combate aos efeitos e às causas das mudanças climáticas – construindo resiliência, selecionada no programa federal, a Pós-Graduação em Recursos Hídricos realiza, de 27 de novembro a 5 de dezembro, o II Workshop Selaqua, com o tema "Controle in situ de cianobactérias". Estão reunidos pesquisadores brasileiros e de três universidades estrangeiras.

O Selaqua é a Seção Laboratorial de Qualidade de Água do Departamento de Engenharia Ambiental. O evento é feito em parceria com a Robert Gordon University, em Aberdeen, na Escócia, e conta ainda com participantes da University of St. Andrews, também na Escócia, e da Queen's University, na Irlanda.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e dos Institutos Federais em Fortaleza e Maracanaú também participam das atividades, juntamente com integrantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).

De acordo com o Prof. José Capelo Neto, que coordena a pesquisa aprovada no PRINT, um dos objetivos principais do encontro é fomentar novas parcerias para pesquisas, além de contribuir com a multiplicação dos conhecimentos trazidos pelos pesquisadores.

O programa de pós-graduação já possui, há algum tempo, parceria com a Robert Gordon University, que convidou as duas outras universidades estrangeiras. "O evento está sendo nosso primeiro contato com essas outras universidades, o que já é um grande ganho. O PRINT está ganhando corpo", avalia.

Mais de 50 pesquisadores estão participando das diversas atividades do evento, que incluem palestras, debates, apresentação de trabalhos, cursos e visitas de campo. Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, serão realizadas visitas ao açude Castanhão e às estações de abastecimento ETA Gavião e ETA Oeste, que abastecem a Região Metropolitana de Fortaleza.

A UFC é uma das 36 instituições selecionadas pelo PRINT, programa que possibilitará, principalmente, a oferta de bolsas para que estudantes de pós-graduação desenvolvam suas pesquisas em parceria com instituições do exterior, bem como para que mais pesquisadores estrangeiros venham à UFC, uma vez que o objetivo é estimular a formação de redes de pesquisas internacionais.

De acordo com o Prof. Capelo, duas alunas do mestrado em Saneamento Ambiental da UFC estão iniciando o mestrado-sanduíche na Robert Gordon University. No segundo semestre do ano que vem, um aluno de lá virá para o período-sanduíche na UFC.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos – fone: 85 3366 9180