Agência UFC: gengibre ajuda no combate à infecção generalizada

Imagem: Os gingeróis são as substâncias estudadas no Laboratório de Toxinologia Molecular (Foto: Ribamar Neto/UFC)Pesquisadores do Laboratório de Toxinologia Molecular da Universidade Federal do Ceará estão investigando a ação de componentes do gengibre no combate à sepse polimicrobiana (infecção generalizada). As substâncias, chamadas gingeróis, melhoram o funcionamento renal, fator importante nos casos de sepse.

Geralmente, a infecção resulta na disfunção de diversos órgãos, incluindo os rins, o que geralmente leva à morte dos pacientes. Com os gingeróis atuando para garantir que os órgãos funcionem corretamente, há melhora no prognóstico e aumento de sobrevida. Os testes com humanos ainda serão realizados.

A matéria completa sobre a pesquisa, publicada em periódico da Nature, está disponível no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Agência UFC – fone: 85 3366 7331