Professores Odorico de Moraes e José Soares são os novos membros titulares da ABC

Imagem: Logomarca da ABCA Universidade Federal do Ceará acaba de ampliar sua participação na Academia Brasileira de Ciências (ABC), sociedade científica centenária que contribui para o estudo de temas de grande relevância e subsidia a formulação de políticas públicas científicas e educacionais.

Em assembleia geral realizada na manhã desta quarta-feira (5), foram eleitos como novos membros titulares os professores da UFC Manoel Odorico de Moraes, da Faculdade de Medicina, e José Soares de Andrade Júnior, do Departamento de Física.

Com isso, aumenta de seis para oito o número de cadeiras titulares na ABC ocupadas por professores da UFC. Já ocupam o posto os seguintes docentes: Antonio Gomes (Física); Benildo Sousa Cavada (Bioquímica e Biologia Molecular), João Lucas Marques Barbosa (Matemática), Luiz Drude de Lacerda (LABOMAR), Manassés Claudino Fonteles (Medicina) e Edilberto Rocha Silveira (Química Orgânica e Inorgância).

O Prof. Eduardo Vasconcelos de Oliveira Teixeira (Matemática), eleito quando estava na UFC, desligou-se da Universidade e atualmente desenvolve pesquisas nos Estados Unidos.

Imagem: Prof. Odorico de MoraesNOVOS MEMBROS – O Prof. Odorico de Moraes é idealizador e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC, estando à frente das pesquisas que culminaram com o uso da pele de tilápia para o tratamento de queimaduras e que ganharam repercussão internacional.

Doutor pela Universidade de Oxford (Inglaterra), Moraes é bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq e atua na área de Farmacologia, com ênfase em Oncologia, debruçando-se principalmente sobre temas como pesquisa clínica, prospecção de moléculas com atividade antitumoral, produtos naturais, oncologia experimental, fitoterápicos e farmacologia clínica.

"Não se chega aonde cheguei sozinho. Atribuo esse reconhecimento ao trabalho de toda a equipe de pesquisadores do NPDM, que está levando o nome da UFC para o Brasil e para o mundo", reconheceu o Prof. Odorico.

Já o Prof. José Soares, pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, é referência na pesquisa em física estatística, física computacional e sistemas complexos. Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é presença constante em palestras internacionais em eventos de sua área.

Soares também é bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq. Seus trabalhos acumularam um total de 5.298 citações na Web of Science e 8.057 citações no Google Scholar.

Imagem: O Prof. José Soares é pró-reitor de Relações Internacionais da UFCA data da posse dos novos membros ainda será definida.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Antonio Gomes, ressaltou o significado da escolha de mais professores da UFC pela academia, entidade que integra várias instâncias consultivas e decisórias do sistema de ciência e tecnologia do País. Segundo Gomes, a escolha representa um reconhecimento da ABC às contribuições que Odorico de Moraes e José Soares têm dado para o avanço científico.

"Esse reconhecimento individual transborda naturalmente para aumentar a visibilidade e a reputação da UFC, que já conta com oito membros titulares na ABC, um contingente que se ampliou muito nos últimos quatro anos", avaliou Gomes.

Além dos membros titulares, a UFC também possui vários membros afiliados na academia. Essa categoria, criada em 2007, é destinada a jovens cientistas, com idade até 40 anos, que integram a ABC por um período de cinco anos.

Leia também: Professores da Matemática e Engenharia de Teleinformática são eleitos membros afiliados da ABC

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331