UFC conquista terceiro lugar geral na Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química

Imagem: O estudante José Marques Neto, do curso de bacharelado em Química da UFCO estudante José Marques Neto, do curso de bacharelado em Química da Universidade Federal do Ceará, conquistou o terceiro lugar geral na I Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ). Em primeiro e segundo lugares ficaram, respectivamente, os estudantes Gabriel Ferreira Gomes Amgarten, da Universidade de São Paulo (USP), e Gabriel Pineschi Braun, do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Além de conquistar o terceiro lugar geral, José Marques garantiu o primeiro lugar na modalidade Química Analítica. Outro destaque da UFC na Olimpíada foi João Pedro Bessa de Souza, também do bacharelado em Química, que garantiu o primeiro lugar na modalidade Química Geral.

A solenidade de premiação ocorreu na noite da última sexta-feira (30), no auditório da Faculdade de Direito da UFC. Na ocasião, foram conhecidos os vencedores da OBESQ nas seguintes categorias: Classificação Geral, Química Geral, Físico-Química, Química Inorgânica, Química Orgânica e Química Analítica. Os três primeiros colocados em cada categoria receberam medalhas e certificado de menção honrosa.

A cerimônia contou ainda com a premiação dos estudantes mais destacados na Olimpíada Brasileira de Química 2018 (nas modalidades A, para estudantes de 1º e 2º anos, e B, para alunos do 3º ano do ensino médio), na XI Olimpíada Brasileira de Química Júnior (para alunos do ensino fundamental) e na XXIV Olimpíada Norte-Nordeste de Química.

Imagem: Troféu da Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (Foto: Divulgação)Participaram da solenidade de premiação: José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Rogério Masih, pró-reitor-adjunto de Extensão da UFC; Nilce Viana, coordenadora da Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química; Sérgio Melo, coordenador do Programa Nacional das Olimpíadas de Química; Jean Carlos Antunes Catapreta, coordenador da Olimpíada Nacional de Ciências; Airton de Almeida Oliveira, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (SINEPE-CE); e Fátima Vitória de Moura, presidente da Associação Brasileira de Química. Também prestigiaram a solenidade: João Milton Cunha de Miranda e Daniel Rocha, representando, respectivamente, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC).

O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC; UFPI; Associação Brasileira de Química e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE).

Fontes: Profª Nilce Viana, coordenadora da OBESQ – fone: 85 3366 9368; Prof. Sérgio Melo, coordenador do Programa Nacional de Olimpíadas de Química – fone: 85 3366 7739