Projeto instalará 897 computadores e rede sem fio em todas as unidades da UFC

Imagem: O projeto deve beneficiar unidades acadêmicas e administrativas (Foto: divulgação)A Universidade Federal do Ceará iniciará, em 2019, o Projeto WiFi Institucional, que, através de diversas ações, ampliará a infraestrutura de conexão à Internet em todos os seus campi. O valor do investimento a ser aplicado será superior a R$ 1 milhão.

O projeto será iniciado com a instalação de rede wi-fi nas 17 unidades acadêmicas já no ano que vem, em áreas previamente identificadas pelos diretores das unidades. Além disso, foram adquiridos 694 computadores para as unidades, que deverão ser utilizados prioritariamente por alunos em laboratórios de informática (veja quadro abaixo). Outros 203 foram obtidos para as unidades administrativas.

De acordo com o pró-reitor-adjunto de Planejamento e Administração, Augusto Albuquerque, a pró-reitoria empregou, ao longo de 2018, uma série de esforços no sentido de garantir a manutenção de investimentos necessários à melhoria da infraestrutura de tecnologia da informação (TI) da UFC.

"Diante da realidade de escassos recursos de capital, fez-se um intenso trabalho de racionalização e otimização do custeio para que fossem remanejados recursos para o investimento. Após o esforço de reduzir os gastos com custeio, foram feitas gestões com o Ministério da Educação e do Planejamento e Gestão para garantir que este remanejamento fosse concretizado", explicou.

Imagem: O projeto de modernização da infraestrutura de Internet começou em novembro de 2018 (Foto: Jr. Panela/UFC)VELOCIDADE DE CONEXÃO – Além desse projeto, a UFC renovou neste ano um convênio para modernização da infraestrutura de Internet com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O acordo expandirá a velocidade de conexão de Internet em toda a Universidade de 2 para 10 gigabits por segundo. O projeto começou a ser implantado em novembro.

No atual convênio, a contrapartida da Universidade envolve a construção de duas casas de passagem para fibras óticas nas entradas principais do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, além de segurança, eletricidade e cessão e reforma de salas. A RNP, por sua vez, colabora com a compra de novos equipamentos. Os recursos investidos alcançam a cifra de R$ 4 milhões e colocam a UFC em destaque no cenário nacional das universidades brasileiras como um dos pontos estratégicos da Internet no País e de contato com outros continentes.

Veja quantos computadores irão para cada unidade:

Instituto de Educação Física e Esportes - 20
FEAAC - 43
Faculdade de Educação - 26
Campus de Russas - 20
Centro de Tecnologia - 74
Faculdade de Direito - 20
Instituto de Cultura e Arte - 38
Campus de Crateús - 75
Centro de Ciências Agrárias - 39
Centro de Humanidades - 43
Campus de Quixadá - 30