Lançado na Reitoria, "Anuário Estatístico 2018" atesta crescimento da UFC

Imagem: Reitor Henry CamposReunindo informações que atestam crescimento nas diversas áreas de atuação da Universidade Federal do Ceará, foi lançado na segunda-feira (10), em evento no auditório da Reitoria, o Anuário Estatístico UFC 2018. Com dados referentes a 2017, o documento marca o décimo ano consecutivo que a Instituição apresenta sistematicamente os resultados de todas as suas ações, feito raro entre as universidades brasileiras.

O Anuário 2018, mostra o incremento nos diversos indicadores de desempenho da Instituição. Houve aumento, por exemplo, no número de ingressantes, que chegou a 7.437, e de concludentes, com 2.857 alunos se formando em 2017.

As vagas em cursos a distância também se ampliaram, alcançando 2.700, através da atuação do Instituto UFC Virtual. A pós-graduação também apresentou resultados positivos, com o conceito CAPES subindo de 4.2 para 4.6 de 2016 para 2017.

As ações de assistência ao estudante foram incrementadas, como os números de alunos residentes (430), de auxílios-moradia (1.196) e o de bolsas de iniciação acadêmica (que passaram de 1.400 para 1.500 entre 2016 e 2017). As atividades de extensão igualmente se ampliaram, aumentando de 1.047 para 1.215. As ações de inclusão, por sua vez, saltaram de 5.181 para 5.700 atividades no período analisado.

"Em um momento em que, para as demais instituições, foi um período de desafios, foram anos incertos, nós só crescemos. E o que a gente viu hoje foi muita gestão de qualidade, muita responsabilidade, foi fruto de muito trabalho, e de um trabalho de uma equipe extremamente competente e dedicada", destacou o reitor Henry Campos.

"O que acabamos de ver é o retrato de uma grande universidade, porque se tem trabalhado muito, com muita determinação, método e disciplina. E se antecipando a necessidades que ainda nem existiam ou nem existem", complementou, afirmando que a UFC hoje é uma universidade pronta para o futuro.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: O Anuário foi apresentado pelo pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Anuário foi apresentado pelo pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, o qual defendeu que o documento dá ciência a toda a comunidade da importância que a UFC tem hoje para o Estado do Ceará. "O Anuário consolida todas as estatísticas e informações oficiais da UFC e, portanto, ele é a fonte primária de pesquisa. Ele é importante também porque permite dar transparência para que a comunidade tome conhecimento de tudo o que se passa na Universidade", avaliou.

Segundo o pró-reitor, só foi possível garantir o crescimento atestado pelo Anuário através de um intenso trabalho de racionalização das despesas. "Fizemos uma priorização tendo sempre como referência os objetivos principais da instituição, que são ensino, pesquisa e extensão, e procuramos adequar as atividades meio às finalísticas. Com isso, nós fizemos uma racionalização da despesa permitindo que a UFC chegasse ao final com equilíbrio completo no orçamento", explicou.

BALANÇO DE 2018 – Antes da apresentação do Anuário, os pró-reitores fizeram um balanço das atividades de cada Pró-Reitoria da Universidade deste ano de 2018. Foram apresentados os resultados das pró-reitorias de Relações Internacionais, de Assuntos Estudantis, de Extensão, de Gestão de Pessoas, de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Planejamento e Administração, além da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental, e da Secretaria de Tecnologia da Informação.

"É esse trabalho que nos possibilita ousar. Estou grato a cada um que fez parte desse esforço", comemorou o reitor Henry Campos após as apresentações.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331