Aluno da FEAAC tem artigo premiado em encontro internacional na USP

Imagem: Foto do aluno Alan Bandeira segurando o certificado Alan Bandeira Pinheiro, aluno do Curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará, em coautoria com o Prof. José Carlos Lázaro da Silva Filho, da FEAAC, teve artigo premiado como o melhor do ano na categoria de Reporte e Comunicação Empresarial no XX Encontro Internacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente – ENGEMA.

O artigo intitulado "A influência do ambiente institucional na evidenciação da responsabilidade social corporativa no Brasil e no Reino Unido" foi destaque no evento, ocorrido na Universidade de São Paulo (USP), de 3 a 5 de dezembro. A relação completa dos premiados no ENGEMA está na Internet.

Em 2016, Alan ficou em 1º lugar no Programa Bolsas Luso-Brasileiras 2016, no programa Santander Universidades. No ano seguinte, foi um dos indicados ao 14º Prêmio Destaque na Iniciação Científica do CNPq na área de ciências sociais aplicadas, enquanto atuava no projeto A Dinâmica Institucional e as Organizações Afetando a Adoção do Desenvolvimento Sustentável no Brasil e no Canadá, orientado pela Profª Mônica Cavalcanti Sá de Abreu.

"Eu divido o prêmio de melhor artigo científico com todos os outros pesquisadores da UFC e do Brasil. Trabalhar com pesquisas é muito cansativo e requer muita dedicação e estudo, mas é muito recompensador. Eu adoro pesquisar, descobrir e contribuir com a ciência do Brasil", afirma Alan.

O estudante comenta que "foi uma honra concorrer com pesquisadores reconhecidos, brasileiros e estrangeiros. E ser premiado com o melhor paper eu realmente não esperava". Explicou que o artigo foi fruto de "um árduo trabalho de pesquisa e estudo em dois contextos institucionais, o brasileiro e o britânico" e agradeceu a colaboração e o apoio dos professores José Carlos Lázaro da Silva Filho e Márcia Zabdiele Moreira.

Fez questão de agradecer também à Profª Mônica Cavalcanti Sá de Abreu, que o iniciou na pesquisa científica e o acompanhava quando foi indicado ao 14° Prêmio Destaque da Iniciação Científica do Brasil na categoria de Ciências Sociais Aplicadas, em 2017.

Atualmente, o estudante pesquisa o processo de internacionalização das universidades federais brasileiras, juntamente com as professoras Márcia Zabdiele Moreira e Cláudia Buhamra Abreu Romero, no grupo de pesquisa Políticas e Práticas Institucionais da Internacionalização das Universidades Federais Brasileiras, vinculado à FEAAC.

Fonte: Alan Bandeira Pinheiro, aluno do Curso de Administração da FEAAC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.