UFC é uma das 38 selecionadas para Programa Doutorado Acadêmico para Inovação

Imagem: A quantidade de bolsas destinadas pelo CNPq ainda será definida A Universidade Federal do Ceará é uma das 38 instituições brasileiras selecionadas para participar do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI), promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo do programa é fortalecer a pesquisa e o empreendedorismo nas instituições, por meio de parcerias com empresas interessadas em investir na produção do conhecimento voltada para a inovação.

Dessa forma, o DAI pretende contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade de empresas brasileiras e do desenvolvimento científico e tecnológico no País, fortalecendo, ao mesmo tempo, os sistemas regionais de inovação.

Nesse programa, o bolsista desenvolverá sua tese como estudante regular em um curso de pós-graduação já existente, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor na empresa parceira, à qual o projeto de doutorado está relacionado. A implantação do programa não implica a criação de novos cursos de pós-graduação na Universidade.

Já a empresa parceira deve, necessariamente, realizar atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação em instalações próprias ou de terceiros, dentro de regras e condições estabelecidas pelo edital da chamada pública nº 23/2018, do CNPq.

Imagem: Prof. Rodrigo Porto, coordenador de Inovação Tecnológica da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)PROCESSO ‒ A proposta institucional da UFC, aprovada pelo CNPq, definiu como tema central "Cidades inteligentes", abrangendo diversas áreas do conhecimento. A partir de 2019, a UFC lançará edital para seleção de doutorandos do programa. O número de bolsas a serem disponibilizadas pelo CNPq ainda será definido.

A escolha do tema "Cidades inteligentes" foi resultado de consultas realizadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) a programas de pós-graduação da Universidade que possuem curso de doutorado.

Para o coordenador da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT) da UFC, Rodrigo Porto, a aprovação da UFC no programa se coaduna com o empenho institucional da Universidade de colocar a inovação como eixo estratégico.

"Nos últimos anos, a administração superior tem feito um esforço para institucionalizar a atividade de inovação. Trata-se da transposição do conhecimento que é produzido na Universidade para a sociedade. O Brasil está acordando para a necessidade de amplo investimento em inovação. Há oportunidades em todas as áreas, sem discriminação. A CIT está se esforçando para ampliar as informações da comunidade acadêmica sobre esse campo [da inovação]", explicou o Prof. Rodrigo.

O edital de seleção de doutorandos, com todos os detalhes sobre o processo seletivo de pesquisadores e empresas, deverá ser lançado a partir da disponibilização de recursos pelo CNPq. A expectativa é que a seleção ocorra no segundo semestre de 2019.

O resultado da chamada pública do CNPq pode ser visto no site da instituição.

Fonte: Prof. Rodrigo Porto, coordenador de Inovação Tecnológica da UFC ‒ fone: 85 3366 9169