Procurar no portal

Pesquisa sobre enzimas vegetais é aprovada em chamada pública do CNPq

Imagem: Foto do prof. Márcio RamosO estudo "Pesquisa bioquímica e prospecção biotecnológica de proteases vegetais", conduzido pelo Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, sob coordenação do Prof. Márcio Viana Ramos, foi um dos contemplados em chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

A chamada, que contou com mais de 70 propostas concorrentes em todo o Brasil, selecionou projetos para a Cooperação Internacional em Biotecnologia do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (chamada CNPq/MCTIC/CBAB nº 13/2018).

Participam ainda do projeto o Prof. Cléverson Diniz Teixeira de Freitas (Biotecnologia – UFC); a Profª Nylane Maria Nunes Alencar (Medicina – UFC); a médica dermatologista Maria Araci Pontes Aires (Dona Libânia); o Prof. Renato de Azevedo Moreira (UNIFOR); e o Prof. Ariclécio Cunha de Oliveira (UECE). Na Argentina, o projeto tem a coordenação da Profª Laura Maria Isabel Lopes (Centro de Investigacion en Tecnologia del Cuero – CITEC).

Com o suporte da cooperação, o trabalho entra agora na segunda fase, por mais 36 meses, na investigação de enzimas vegetais. A pesquisa concentra-se em proteases e suas aplicações na indústria do couro, para o processo de depilação da pele animal na produção de bolsas, sapatos e cintos.

Desenvolvida há seis anos, em parceria com a Argentina, a pesquisa já gerou, inclusive, pedido de patente ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) da aplicação industrial do extrato proteolítico da planta Calotropis procera para depilação de pele bovina. Desdobramentos da pesquisa com as enzimas vegetais estão ainda relacionados ao desenvolvimento de coalhos vegetais para queijos e também de uma biomembrana com ação cicatrizante.

Destaca o Prof. Márcio Ramos, que coordena o Grupo de Pesquisa Biotecnologia Molecular de Látex Vegetal, as perspectivas de preservação ambiental do estudo. "O uso de proteases na etapa de depilação do couro é uma alternativa ao uso do agente químico sulfeto de sódio, elemento mais utilizado, cujos resíduos são altamente poluentes e tóxicos. Entre as principais vantagens do uso das proteases está a característica de serem produtos naturais, biodegradáveis, de fácil obtenção e com baixo custo e toxicidade", afirma.

Estão como coexecutores da proposta selecionada a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), através do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia; a Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia; e o Centro de Referência em Dermatologia Dona Libânia, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Na UFC, executora da pesquisa, participam o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e o Programa de Pós-Graduação em Fisiologia e Farmacologia.

Fonte: Prof. Márcio Ramos, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC – fone: 85 3366 9403 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300