Complexo Hospitalar da UFC leva serviços de saúde e doações a instituições

Imagem: O HUWC e a MEAC levarão serviços de saúde e doações ao Lar Batista e à Casa de Nazaré nesta quinta-feira, dia 20, a partir das 9h (Foto: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC)O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), leva serviços de saúde e doações ao Lar Batista e à Casa de Nazaré nesta quinta-feira (20), a partir das 9h.

As atividades fazem parte da terceira edição do EBSERH Solidária, mutirão de saúde e solidariedade que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) realizará nos 40 hospitais da sua rede em todo o Brasil no dia 20 de dezembro. O HUWC e a MEAC são unidades filiadas à EBSERH.

Quatro médicos (dois pediatras e dois geriatras), uma psicóloga, duas assistentes sociais, quatro terapeutas ocupacionais, uma técnica de enfermagem e um educador físico levarão serviços especializados a 13 crianças que aguardam adoção no Lar Batista, no bairro Serrinha, e a 43 idosas da Casa de Nazaré, no Bom Futuro. As equipes dos Hospitais Universitários do Ceará irão se dividir para atendimento de forma simultânea.

"Também vamos levar doações de leite em pó, fraldas, alimentos, material de higiene pessoal, roupa de cama e brinquedos. Estamos com campanha com nossos colaboradores. Conseguimos até um papai noel para fazer a entrega dos brinquedos. Estamos muito felizes com a realização desse ato", diz o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Luciano Moreira.

Imagem: Os mutirões têm sido realizados desde 2017 (Foto: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC)BALANÇO – Em todo o País, a expectativa é que sejam atendidas em torno de 1,3 mil crianças e 1,7 mil idosos, com a participação de aproximadamente 1,2 mil profissionais dos 40 hospitais vinculados à Rede EBSERH, assistenciais e administrativos, bem como de alunos e residentes.

Serão beneficiadas pessoas que vivem em instituições sociais escolhidas antecipadamente pelos próprios hospitais participantes, de maneira a oferecer serviços de saúde para aqueles que têm dificuldade de acesso a atendimento médico-hospitalar. Com o mutirão, os pacientes não precisarão se deslocar ao hospital, pois os serviços irão até eles.

Os atendimentos oferecidos contemplam diferentes especialidades, tais como: pediatria, geriatria, cardiologia e dermatologia, além das áreas de fisioterapia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, assistência social, enfermagem, educação física e outros.

Também serão realizadas ações educacionais preventivas em saúde e doações de presentes com a proximidade do Natal. O presidente da Rede EBSERH, Kleber Morais, ressaltou o caráter solidário e humanizado da ação. "Essa é a terceira vez que juntamos os esforços de toda a rede em prol das pessoas que mais precisam. E essa edição é especial, pois teremos a oportunidade não apenas de levar educação e saúde, mas também de levar um abraço, um sorriso e um afago em uma época do ano tão significativa, que é o Natal".

HISTÓRICO – No ano de 2017, foi instituído o projeto EBSERH Solidária, que tem o objetivo de levar atendimento em educação e saúde para fora do ambiente hospitalar. Na primeira edição, realizada em novembro de 2017, houve mais de 16 mil atendimentos a populações em situação de vulnerabilidade social; pacientes em espera na fila de regulação; moradores de comunidades com grande distância de centros urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas.

Na segunda edição, em agosto de 2018, foram promovidas ações como exames, consultas e vacinação na população de venezuelanos que vivem em abrigos em Roraima. Na ocasião, foram contabilizados mais de 4,6 mil atendimentos nas áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia, enfermagem, oftalmologia, odontologia, infectologia e exames de testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite B, além de exames de próstata.

SERVIÇO: 3º EBSERH Solidária no Ceará
Onde: Lar Batista – Rua Antônio Botelho, 184, Serrinha; Casa de Nazaré – Rua Padre João Piamarta, 465, Bom Futuro
Quando: 20 de dezembro de 2018
Horário: 9h