CONSUNI cria Parque Tecnológico, institucionaliza Clínica de Psicologia e aprova homenagens

Imagem: Na última reunião de 2018, CONSUNI criou Parque Tecnológico, institucionalizou Clínica de Psicologia e aprovou homenagens a professores e servidores (Foto: Ribamar Neto/UFC)Em sua última reunião de 2018, realizada na manhã dessa segunda-feira (17), o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará oficializou a criação do Parque Tecnológico da UFC como órgão suplementar da Instituição, vinculado à Reitoria.

A medida revoga resolução anterior do conselho, a de nº 13/2018, que definia o Parque como programa institucional. A criação como órgão suplementar garante mais agilidade e responsabilidade para o Parque, que se encontra em implantação no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e tem como principal objetivo fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico no Ceará, por meio de parcerias entre a academia e o setor produtivo.

O Parque terá uma área física de 229.301 metros quadrados no Pici, devendo, posteriormente, estender-se para outros campi, tanto na Capital quanto no Interior. Os primeiros editais de adesão de empresas ao Parque deverão ser lançados no início de 2019, com foco em temas como água, energia, segurança, entre outros.

A participação de parceiros se dará em diversas modalidades, com diferentes regras, tipos de contrapartida e objetivos.

PSICOLOGIA – Na mesma reunião, o CONSUNI aprovou a institucionalização da Clínica-Escola de Psicologia, que deixa de funcionar como projeto de extensão e passa a ser considerada um órgão ligado ao Departamento de Psicologia da UFC.

A medida tem o objetivo de dar mais autonomia e eficiência à clínica, que atende as comunidades interna e externa e, ao mesmo tempo, funciona como espaço de formação dos estudantes de Psicologia da UFC.

De acordo com o subchefe do Departamento de Psicologia, Aluísio Ferreira de Lima, essa era uma demanda do departamento e representa o reconhecimento da importância institucional da clínica, que faz parte da rede pública de saúde mental.

Imagem: Na última reunião de 2018, CONSUNI criou Parque Tecnológico, institucionalizou Clínica de Psicologia e aprovou homenagens a professores e servidores (Foto: Ribamar Neto/UFC)HOMENAGENS – Os conselheiros aprovaram ainda a concessão de títulos honoríficos a personagens de destaque na história da UFC. Entre eles está o Prof. Luís de Gonzaga Mendes Chaves, que receberá o título de Professor Emérito (in memoriam) por indicação do Departamento de Ciências Sociais.

Gonzaga foi um dos criadores do Curso de Ciências Sociais da UFC e é considerado uma das mais marcantes personalidades daquela graduação, por sua dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão. Seu trabalho em comunidades do interior do Ceará, na coordenação do treinamento profissional de estudantes na zona rural, é até hoje lembrado. Faleceu prematuramente aos 37 anos, no ano de 1975.

Também foi aprovada a concessão do título de Professor Emérito ao Prof. Marcus Raimundo Valle, por sugestão do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC. Valle aposentou-se em fevereiro de 2018, após 42 anos de dedicação à Universidade e 18 anos como diretor da Seara da Ciência, unidade da qual foi idealizador. O espaço de divulgação científica recebe uma média de 25 mil estudantes por ano, sendo considerado referência nacional.

Sua trajetória é marcada também pela proatividade na gestão e no ensino e por avanços na pesquisa na área de bioquímica, com ênfase em enzimologia.

Na mesma reunião, foi aprovado ainda o título de Professor Honoris Causa para Oswaldo Luiz Alves, professor titular da Universidade de Campinas (UNICAMP) e decano do Departamento de Química Inorgânica dessa instituição.

Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências, o Prof. Oswaldo é colaborador há mais de 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC. Em outubro, ele esteve na Universidade proferindo a aula magna dos Encontros Universitários 2018.

Imagem: Na última reunião de 2018, CONSUNI criou Parque Tecnológico, institucionalizou Clínica de Psicologia e aprovou homenagens a professores e servidores (Foto: Ribamar Neto/UFC)Por fim, também foi aprovada a concessão da Medalha do Mérito Administrativo para dois servidores do Instituto de Cultura e Arte (ICA): Francisco Alves de Miranda e Cléber Freire Aragão. A proposição da homenagem integra as comemorações dos 10 anos do ICA, celebrados ao longo de 2018.

Cléber tem 33 anos de serviços prestados à UFC, sendo lotado inicialmente em setores da antiga Superintendência de Planejamentos Físicos e Operações (PLANOP). Em 2002, passou a trabalhar no Curso de Comunicação Social e, a partir de 2015, no Setor Operacional do ICA. Cléber acumula cursos na área de informática e foi responsável pela criação do site do instituto, além de ter desenvolvido outras plataformas de auxílio à gestão da unidade.

Já Miranda tem 35 anos de dedicação à UFC. Passou pela Pró-Reitoria de Administração, integrou a Comissão de Licitação da UFC por duas vezes e atuou no Hospital Universitário Walter Cantídio, na Assessoria do Gabinete da Reitoria, na Casa Amarela Eusélio Oliveira e no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno. Atualmente, trabalha na Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE), além de integrar a Comissão de Ética da UFC.

As datas para a concessão dos títulos ainda serão definidas.

Fonte: Conselho Universitário da UFC – fone: 85 3366 7340