Caminhando e inovando: um Natal com direito a realizar sonhos

A Universidade Federal do Ceará já viveu 63 Natais. Desde 1954, quando foi criada, aqui se partilham o saber e os sonhos, a solidariedade e a inclusão. Assim, estamos familiarizados com o espírito natalino.

No Natal de 2018, queremos renovar nosso pacto com a sociedade, representada por todos os seus segmentos. A grande festa cristã há de ser, em nossa instituição, o momento de asseverar aqueles compromissos que nos levam a formar as novas gerações, pesquisar, produzir e repassar conhecimentos.

Hoje, atenta à importância da tecnologia para gerar impactos sociais positivos nas condições de vida do nosso povo, a UFC se empenha em fortalecer a inovação e, ao mesmo tempo, sensibilizar governos e iniciativa privada na busca de apoio aos programas de pesquisas. Pesquisamos para inovar, seja na oferta de produtos industriais de qualidade, seja na produção de alimentos e insumos em abundância. Atuamos tanto na seara dos governos, clamando por decisões de política científico-tecnológica à altura do potencial das universidades brasileiras, como na motivação da juventude para que se engaje nesse desafio e também comece a inovar e empreender.

Assim será o Natal de 2018 na Universidade pública de qualidade – uma quadra de trabalho e de empenho ainda maior na construção de um Ceará mais feliz e de um País justo, próspero, com democracia, onde se respeitem, como algo sagrado, os direitos humanos.

Henry de Holanda Campos
Reitor